
O governo federal mantém uma série de programas sociais que são administrados pelos municípios com o objetivo de melhorar a renda de famílias que estão na linha de pobreza em todo o país. Entre esses programas estão o Bolso Família, financiamento de moradias e erradicação do trabalho infantil. No ano passado, o governo Lula criou o Programa de Atenção Integral à Família – Paif, voltado para atendimento socioeducativo para famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. O atendimento a essas famílias é feito no Centro de Referência de Assistência Social – Cras.
Todos esses programas são financiados por dinheiro do governo federal. As prefeituras ficam somente com a responsabilidade de administrar os programas, cuidando do cadastramento das famílias e fazendo sua parte para que os recursos sejam distribuídos de forma justa. Em Divinópolis isso é responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds).
De acordo com a Prefeitura, a renda de famílias acompanhadas pelos programas federais através do Cadastro Único (CadÚnico) teve uma melhora considerável. Somente em setembro, 192 famílias superaram suas faixas de vulnerabilidade econômica.
De acordo com dados do setor do CadÚnico, 34 famílias deixaram a linha da pobreza — cuja renda por pessoa era de até R$ 218 — e passaram a integrar a faixa de baixa renda, com renda per capita de até meio salário mínimo. Outras 158 famílias ultrapassaram esse patamar, alcançando renda superior a R$ 759 por pessoa.
Esses avanços são atribuídos, principalmente, à inserção das famílias no mercado de trabalho, tanto formal quanto informal, além do acesso a benefícios de proteção social, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que ampara idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.
Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Social diz que “a elevação da renda das famílias cadastradas no CadÚnico reflete diretamente na redução da vulnerabilidade social em Divinópolis. Com mais famílias deixando a linha da pobreza e alcançando maior autonomia econômica, a cidade registra melhoras significativas na qualidade de vida, com maior acesso à educação, alimentação adequada e serviços básicos”.
A Secretaria alerta ainda sobre a importância de manter os dados do CadÚnico sempre atualizados, garantindo que as famílias tenham acesso correto aos benefícios e programas de assistência oferecidos pelo governo federal através da gestão municipal.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação