(37) 3216-8484  Avenida Getúlio Vargas 21 Centro, Divinópolis - MG
Compartilhe essa reportagem:

Os servidores das unidades de saúde estão recebendo uniformes padronizados na cor azul
(Foto: Diretoria de Comunicação/PMD)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) iniciou a entrega de uniformes padronizados para servidores da rede pública municipal. São os scrubs, conjuntos de roupas, tipicamente compostos por blusa e calça, usadas por profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos, em ambientes clínicos e hospitalares. O termo “scrub” vem do inglês “esfregar”, referindo-se à prática de higienização (scrubbing in) antes de procedimentos cirúrgicos. Atualmente, scrubs são amplamente utilizados devido ao seu conforto, praticidade e liberdade de movimento.

A Semusa está entregando os uniformes padronizados  para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas unidades do município. Segundo a Secretaria, “o uso dos scrubs garante mais segurança e conforto para os profissionais, além de facilitar a identificação visual pela população”. Ainda segundo a Semusa, “a padronização das vestimentas também contribui para o controle de infecções, por serem peças de uso exclusivo no ambiente de trabalho, reforçando a biossegurança tanto para quem cuida quanto para quem é atendido”.

Nesta primeira etapa estão sendo distribuídos dois conjuntos (quatro peças) para cada profissional, totalizando cerca de 1.400 peças. Aproximadamente 350 servidores serão contemplados, todos com uniformes na cor azul e personalização que identifica a função de cada trabalhador da saúde. A aquisição foi viabilizada por meio de emenda impositiva do vereador Zé Braz (in memoriam), ex-servidor público, que faleceu vítima de um acidente de trânsito em 21 de julho do ano passado.

Para a Semusa, a distribuição dos uniformes representa “valorização do servidor, que está diariamente na linha de frente do cuidado à saúde, promovendo dignidade, segurança e identidade para os servidores do SUS em Divinópolis”.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Marco Aurélio Gomes, reconhece a importância da iniciativa, mas acredita que valorizar o servidor no contexto geral, vai muito além do que isso. “A iniciativa merece reconhecimento, mas a valorização do servidor não está somente na distribuição de uniformes. Essa é uma obrigação do município, como empregador, e conforme exige a lei. Valorizar o servidor significa respeito, salário justo, tratamento digno, coisas que sabemos, faltam na administração pública”, destacou.

Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação
Com informações da Diretoria de Comunicação


Compartilhe essa reportagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *