A greve foi aprovada em assembleia dos professores na última segunda-feira (29) e a categoria reivindica melhores salários. Na terça-feira (30 de abril) os estudantes da Uemg em Divinópolis se reuniram em Assembleia Geral convocada pelo Diretório Acadêmico (DA) e os 300 alunos presentes votaram a favor da greve dos professores.
A greve dos professores da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) iniciada nesta quinta-feira (2 de maio) em todo o Estado, foi marcada por uma manifestação no início da manhã na sede da unidade em Divinópolis.
Em nota, o Comando de Greve em Divinópolis disse que “há tempos, os professores, através do seu sindicato, tentam um acordo por melhores condições de trabalho, tais como: o cumprimento do acordo de greve firmado em 2018 e nunca implementado; cumprimento da Constituição Mineira sobre o orçamento das universidades do Estado; o aumento do orçamento para a universidade; a recomposição salarial dos docentes, o aumento salarial do corpo técnico-administrativo; a realização de concursos públicos; em defesa da autonomia universitária; pela integralidade dos salários em casos de licença e pela ampliação das políticas de permanência e assistência estudantil”.
Ainda segundo o comando grevista, como o governo do Estado ignorou todas as reivindicações e tentativas de negociações, a categoria só teve a alternativa da greve.
O início da greve foi marcado nesta quinta-feira por uma manifestação de luto pela educação na unidade de Divinópolis. A manifestação reuniu professores e estudantes.
Para esta sexta-feira (3), o comando de greve definiu como o “Dia de Construção do Movimento”, com reuniões de 9h às 16h no saguão do bloco administrativa da unidade da Uemg em Divinópolis. Ainda nesta sexta-feira, membros do Comando de Greve se reunirão as 14h com membros de vários sindicatos. A reunião serão no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram).
Na próxima quarta-feira (8) os professores da Uemg participam de uma manifestação dos servidores públicos estaduais na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). No mesmo dia a categoria realiza uma assembleia geral na capital do Estado.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram