Professores da rede estadual recebem o adicional de valorização da educação

Compartilhe essa reportagem:

Foi publicado no Diário Oficial do Estado o primeiro lote do Adicional de Valorização da Educação Básica (Adveb) de 2025, com 776 benefícios pagos. A lista com os nomes dos novos servidores efetivos contemplados está no final desta reportagem.

Em 2024 foram publicadas 5.160 concessões do Adveb, consolidando um investimento de quase R$ 12 milhões ao longo do ano.

O adicional, correspondente a 5% do vencimento básico dos servidores efetivos a cada cinco anos de exercício, é um importante instrumento de reconhecimento dos profissionais da educação. A retomada do benefício em 2019, foi possível após negociações entre as Secretarias de Estado de Educação, de Fazenda e de Planejamento e Gestão.

Desde janeiro de 2024, as concessões do Adveb vêm sendo realizadas regularmente, fortalecendo a política de valorização da carreira dos educadores. O benefício não apenas reconhece o tempo de serviço dos profissionais, mas também proporciona ganhos financeiros diretos, promovendo uma valorização real e constante para os servidores.

O Adveb é parte integrante do Plano de Carreira dos Profissionais de Educação Básica, instituído pela Lei nº 15.293/2004, portanto é uma obrigação do governo pagar o benefício. Esse plano garante progressões e promoções aos servidores da Secretaria de Estado da Educçaão, incentivando o desenvolvimento profissional e recompensando o mérito e o tempo de serviço.

Clique nos links abaixo e veja a relação dos beneficiados:

Lista 1

Lista 2

O QUE É O ADVEB

O adicional é pago a cada cinco anos de efetivo exercício, contados a partir de 1° de janeiro de 2012. Por isso, as pessoas se referem ao benefício como “antigo quinquênio”. Tem direito ao Adverb todos servidores efetivos da educação básica, que pertencem às carreiras de professor, especialista, analista, assistente técnico, técnico, assistente e auxiliar de serviços. Para solicitar o ADVEB, o servidor deve preencher um formulário disponível no site da SEE e encaminhá-lo à Superintendência Regional de Ensino (SER) de sua região. É preciso esclarecer que o servidor não precisa preencher formulário de solicitação do ADVEB. Essa comunicação, como outras de natureza funcional, é feita pela secretaria da escola, diretamente, à SRE de sua localidade. É muito importante que o servidor acompanhe esse processo. O pagamento do adicional é feito automaticamente após a concessão.

O Sindicato Único dos Professores do Estado (SindUTE) lembra que na campanha salarial de 2023, a classe conquistou a contagem do período de tempo que havia sido suspenso pela lei 173/20, garantindo a concessão de mais de 50 mil benefícios.

Com Agência Minas


Compartilhe essa reportagem: