Na próxima segunda-feira, Dia do Trabalhador, o Movimento Sindical Unificado de Divinópolis promove uma missa em comemoração à data. A celebração acontecerá às 19h, no Santuário de Santo Antônio. O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), integrante do movimento sindical, convida todos os servidores municipais, como também os trabalhadores da iniciativa privada, para a liturgia.
O presidente do Sintram, Marco Aurélio Gomes, fez uma reflexão sobre a data, que classificou como o momento de os servidores comemorarem a importância da categoria para o desenvolvimento da cidade. O presidente lembrou que a maior prestação de serviços públicos é ofertada pela mão de obra dos servidores municipais. “Os servidores das prefeituras são responsáveis pela prestação da maioria absoluta dos serviços em saúde, educação, meio ambiente, defesa do consumidor, fiscalização, vigilância sanitária e tantos outros, sem os quais uma cidade não funciona”, afirmou.
Marco Aurélio lamenta que boa parte dos gestores públicos não tenha uma visão administrativa coerente sobre a importância que o servidor representa para uma boa avaliação da gestão pública. “Infelizmente a maioria dos gestores vê o servidor apenas como despesa, quando na verdade ele é investimento. Investir no servidor é investir na qualidade do serviço público oferecido ao cidadão, é garantir resultados que possibilitam uma avaliação positiva da gestão. Ao contrário disso, o que temos visto mostra gestores muito mais preocupados em priorizar seus grupos políticos, ficando o servidor em segundo plano, principalmente quando se trata de salários e condições de trabalho”, avalia.
Para o presidente do Sintram, mesmo com todas as dificuldades, os servidores municipais prestam o melhor serviço, pois acima de tudo são responsáveis e comprometidos. “Temos orgulho em afirmar que nossos servidores, independente do tratamento que recebem dos gestores, desempenham suas funções com responsabilidade, sempre buscando a perfeição na sua atividade. Todos trabalham com excessivo cuidado no desempenho de suas tarefas, dignificando toda a categoria”, declarou.
Marco Aurélio Gomes disse ainda que é preciso mais união entre os servidores, pois a luta para garantir o mínimo dos direitos da classe é permanente. “Precisamos nos manter unidos, pois só assim teremos força suficiente para que nossos direitos sejam respeitados, para que as leis sejam cumpridas e para continuarmos prestando o melhor serviço ao cidadão”, disse o presidente.
“Quero aproveitar a data para cumprimentar a todos os trabalhadores públicos e da iniciativa privada. Todos contribuem de forma decisiva para o crescimento da nação, dos estados e dos municípios. Em especial, quero agradecer a cada um dos servidores públicos de nossa base, que muito nos orgulham não apenas pela competência, mas principalmente pela dedicação e esforço, tornando cada vez mais digna a função que exercemos. Obrigado a todos”, finalizou o presidente.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram