A Prefeitura de Araújos reconheceu oficialmente que o município enfrenta uma epidemia de dengue e editou o Decreto 822/2024, publicado na edição desta quarta-feira (6) do Diário Oficial dos municípios, declarando situação de emergência em saúde publica. De acordo com o decreto, “o município atingiu uma incidência média superior a 800 casos prováveis de Dengue por dez mil habitantes, caracterizando um estado de epidemia estabelecida, segundos os parâmetros do Ministério da Saúde”.
De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado na segunda-feira (4), em Araújos já foram confirmados 660 casos de dengue esse ano e três de chikungunya. Araújos e o 10º município da base do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) a decretar estado de emergência pela dengue. Já estão nesta situação, as cidades de São Gonçalo do Pará, São Sebastião do Oeste, Pequi, Igaratinga, Candeias, Carmo da Mata, Itapecerica e Perdigão.
DIVINÓPOLIS E REGIÃO
Em Divinópolis, o último boletim da dengue divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) foi na última sexta-feira (1º). Até esta data, a Semusa havia registrado 3.219 casos prováveis de dengue na cidade e 1.709 casos já haviam sido confirmados.
Entre os municípios da base do Sintram, os mais atingidos, em casos confirmados, são:
- Divinópolis – 1.709
- Lagoa da Prata – 1.656
- Carmo do Cajuru – 1.502
- Candeias – 1.285
- Santo Antônio do Monte – 1.277
- Luz – 1.071
- Perdigão – 1.148
- Bom Despacho – 1037
- Carmo da Mata – 722
- Cláudio – 581
- Pequi – 463
Os demais municípios da base do Sintram não citados nesta reportagem, possuem menos de 400 casos confirmados, segundo o boletim da Secretaria de Estado da Saúde.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram