
A Prefeitura de Divinópolis já iniciou os preparativos para a realização do Pré-Carnaval do Divino, edição 2026. Com a data confirmada para o dia o dia 7 de fevereiro, a expectativa é de que o evento supere o ano passado, quando 30 mil foliões participaram da festa, conforme os cálculos da Prefeitura. Estima-se que esse ano o público deve passar de 40 mil pessoas, em razão do crescimento do evento, que já começa a atrair foliões de outras cidades.
A organização efetiva da folia começou essa semana, com o recebimento dos envelopes no processo licitatório para a contratação de empresas especializadas em locação de trios elétricos, bem como a prestação de serviços de cordeiro (isolamento humano) para o evento. Serão contratados quatro tios elétricos, de tamanhos variados e o custo máximo da licitação é de R$ 198.629,00. Os envelopes com as propostas serão abertos no dia 4 de novembro.
Responsável pela organização do evento, o secretário municipal de Cultura, Mardey Sousa Russo, afirma no termo de referência, que o Pré-Carnaval de Divinópolis tem crescido em volume, e também em organização e estrutura. “Hoje o evento já é uma realidade no município, fazendo parte do calendário municipal”, destaca o secretário.
De acordo com o secretário, além do entretenimento, o Pré Carnaval tem ainda relevância cultural, o que justifica a contratação dos trios elétricos. “A locação dos trios elétricos, aliada à atuação dos cordeiros humanos, é essencial para garantir a condução segura dos percursos, mantendo os foliões a uma distância segura e prevenindo acidentes, além de assegurar a qualidade sonora e estrutural necessária ao acompanhamento dos blocos”, pondera Mardey Sousa.
A exemplo do que ocorreu esse ano, em 2026 a concentração acontecerá no Centro Administrativo, com o percurso dos desfiles dos blocos sendo feito na Avenida Paraná até no cruzamento com a Rua Lagoa da Prata.
SEGURANÇA
A organização do evento também garante que o folião vai se divertir em segurança. Segundo a Prefeitura, no evento realizado esse ano, quatro pessoas foram presas e dois veículos furtados. As prisões foram motivadas por uso de drogas, e duas por furto, sendo uma por furto de veículo. Uma pessoa foi presa por tráfico de drogas. Com ela a Polícia encontrou dois papelotes de cocaína, quatro comprimidos de êxtase e uma bucha de maconha.
No posto médico, 16 pessoas foram atendidas, sendo que uma teve que ser encaminhada para a UPA 24 horas.
No evento desse ano, a segurança foi garantida pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Samu, Conselho Tutelar e Comissariado de Menores.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação