Qual é na realidade o número de óbitos registrados em Divinópolis em decorrência da pandemia do coronavírus? Não bastassem as decisões equivocadas tomadas pela administração municipal e, agora, com o sistema de saúde muito próximo de atingir o colapso, o número de vítimas também é questionável. Isso porque as informações dos dois principais órgãos oficiais responsáveis pela condução do plano de enfrentamento ao coronavírus apresentam divergências desde a semana passada, quando a Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) começou a fazer uma comparação diária entre os boletins divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Nos últimos boletins divulgados na tarde desta quinta-feira (11) a diferença entre os números divulgados pela Semusa e os dados divulgados pela SES é de dois óbitos. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde divulgado na tarde desta quinta-feira (11) Divinópolis contabiliza 7.352 casos confirmados, com 169 mortes. Já o boletim da Secretaria de Estado da Saúde, também divulgado na tarde desta quinta-feira (11), informa que em Divinópolis são 7.127 casos confirmados com 171 óbitos.
Ainda segundo o boletim da Secretaria Estadual, até agora Divinópolis aplicou 8.945 doses de vacina, sendo que 4.621 pessoas desse grupo prioritário já receberam a segunda dose. Isso significa que apenas 3,7% da população divinopolitana recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19 até agora.
Até o fechamento dessa reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde não havia se posicionado sobre essa divergência no número de óbitos registrados até agora na cidade. A assessoria de imprensa do Sintram continua aguardando esse posicionamento, que foi solicitado na tarde desta quinta-feira (11) à Diretoria de Comunicação da Prefeitura. Já os cinco telefones fixos do Núcleo de Jornalismo e Atendimento à Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde não atenderam às ligações.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram