Prefeitura deve finalizar essa semana imunização contra a covid-19 dos profissionais de saúde de Divinópolis

Compartilhe essa reportagem:

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) anunciou nesta segunda-feira (8) que as equipes de vacinação “começaram a agilizar o processo de imunização contra a covid-19” em Divinópolis. Embora a campanha de imunização tenha começado no dia 19 de janeiro e Divinópolis já tendo recebido duas remessas de vacina do Estado, a Semusa ainda não atualizou os números da vacinação a cidade.

De acordo com a Semusa, nesta segunda-feira foram remanejados novos profissionais para compor as seis equipes de imunização que atuam no chamado “Tático Móvel”, utilizado para vacinar os grupos prioritários, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

A Semusa informou que “planeja finalizar nesta semana a imunização de todos os profissionais de saúde para depois avançar para o próximo grupo prioritário”. Segundo a Secretaria, as remessas de vacinas enviadas até agora pelo governo do Estado, ainda não são suficientes para imunizar o Grupo 1 composto por trabalhadores da saúde, pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência e pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas.

Divinópolis está na pendência somente das vacinas liberadas pelo Estado. Em dezembro do ano passado, antes de deixar a administração, o governo de Galileu Machado anunciou que já havia iniciado entendimentos com o Instituto Butatan para a aquisição do imunizante. Não se sabe em que pé ficaram essas negociações, já que a nova administração ignorou o assunto.

A nota divulgada ontem pela Semusa deixa claro que o município não pretende comprar vacina, continuando na dependência do Estado.  “Na medida em que as vacinas cheguem, o próximo grupo será imunizado”, diz a nota. “Já em relação aos outros grupos, é necessário aguardar para saber o momento de procurar a unidade de saúde para ser imunizado”, conclui.

PLANO

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) pediu ao secretário de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, um plano de imunização para todos os servidores municipais de Divinópolis. Entretanto, até agora, ainda não foi dada u9ma resposta ao Sindicato.

148 ÓBITOS

A Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis confirmou nesta segunda-feira mais três mortes na cidade em decorrência da covid-19, totalizando 148 óbitos, 73 homens e 75 mulheres, desde o início da pandemia. Dois óbitos ainda estão em investigação

De acordo com a Semusa, Divinópolis registra 36.837 notificações com 6.032 pessoas com infecção confirmada.

GOLPE

Nesta segunda-feira (8) a Semusa divulgou um alerta à população sobre “um possível golpe que pode estar ocorrendo em Divinópolis”. Segundo o alerta, “chegou ao conhecimento da secretaria que três pessoas estariam visitando casas, falando que seriam da Prefeitura e estariam no local para realizar a vacinação”.

A Semusa informou que trata de um possível golpe, pois, no momento atual, não há equipes para imunização em residências. “É importante destacar que, todas as informações sobre a vacinação estão sendo divulgadas através dos canais oficiais da Prefeitura, sendo eles: site, aplicativo, Facebook e Instagram da instituição, sendo compartilhadas também pelos veículos de comunicação da cidade”, destacou a nota da Semusa.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: