A exemplo de boa parte das cidades de Minas, o município de São Gonçalo do Pará está passando por um surto de doenças infecciosas virais. De acordo com o prefeito Oswaldo Maia (Patriota), o aumento dos casos notificados extrapola a média histórica par ao período. A cidade está em estado de alerta epidêmico e, após a constatação do aumento expressivo de casos notificados, o prefeito assinou o Decreto 4.652, em vigor desde o último dia 2, decretando situação de emergência em saúde pública em todo o município.
De acordo com o Decreto, a ocorrência de uma epidemia de dengue e chikungunya extrapola a capacidade assistencial das unidades de saúde, pronto atendimentos e hospitais da cidade, já sendo verificado o aumento de consultas médicas, ocupação de leitos, além de demandar mais insumos e recursos humanos.
De acordo com o documento, o quadro atual tornou necessária a intervenção imediata da Administração Pública Municipal , “a fim de garantir a manutenção da ordem social, bem como a saúde da população, e evitar os casos graves da doença, inclusive óbitos”.
De acordo com o prefeito, nos próximos 90 dias, a Prefeitura vai implementar ações de combate da proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Aumentando as ações de combate e prevenção à Dengue, Zika e Chikungunya. O Decreto assinado pelo prefeito autoriza contratações temporárias de mão de obra pela Secretaria Municipal de Saúde, além da contratação de obras e serviços necessários para o desenvolvimento de ações de combate à dengue.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram