
A Prefeitura da cidade de Luz vai aos poucos normalizando a situação da cidade após o temporal seguido de fortes ventos e muito granizo que atingiu a cidade na última sexta-feira. O poder de resposta do município está abaixo da expectativa da população e nas redes sociais muitos moradores que tiveram suas casas atingidas reclamam que não receberam nem a visita de técnicos do município. Por outro lado, há também apoio às iniciativas que foram adotadas até agora.

A Prefeitura não divulgou novos números. Segundo os últimos dados 224 residências foram danificadas e 896 pessoas atingidas pelo desastre. Ainda de acordo com os últimos dados oficiais 27 famílias estão desalojadas e estão sendo acolhidas em hotéis providenciados pelo poder público. Outras 25 famílias se encontram em abrigos temporários em casas de familiares ou amigos.
Nesta segunda-feira, o prefeito Ailton Duarte (PL), apareceu em um vídeo postado em rede social para reafirmar que as equipes da Prefeitura continuam realizando trabalho de vistoria nas regiões atingidas. “As equipes estão trabalhando a todo vapor, inclusive parte da noite, para concluir o levantamento total dos danos causados pela tempestade”, assegurou. “Os números são assustadores, mas estamos prontos para enfrentar a situação”, acrescentou.
No vídeo o prefeito aparece ao lado do presidente da Câmara, Rogério Silva. “A gente quer pedir para aquelas pessoas que têm condições, de ir fazendo [a recuperação das casas] por conta própria, porque nós já estamos com mais de 230 inscrições de pessoas que tiveram seu imóvel danificado e não tem condição de fazer”, afirmou o presidente da Câmara. Ele disse que a prioridade são as pessoas com menos recursos. Rogério Silva disse ainda que vários deputados estão sendo mobilizados na tentativa de intermediar recursos estaduais e federais, mas até agora sem nenhuma resposta.
Entretanto, a presença do prefeito e do presidente da Câmara em um vídeo para “atualizar a situação da cidade” foi apenas protocolar, como forma de dar uma justificativa ao povo, principalmente às famílias atingidas. Nenhuma novidade concreta sobre o destino das famílias afetadas e sobre a recuperação das residências danificadas foi apresentada pelo prefeito e pelo presidente da Câmara.
O prefeito assegurou que a prioridade é dar condição aos desabrigados de retornarem para suas casas. Disse que inicialmente será feita a recuperação das moradias, mas não deu uma data para que essa etapa seja efetivamente iniciada.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação