O prefeito de Lagoa da Prata, Di Gianne de Oliveira Nunes, se reuniu no início desse mês com as forças de segurança do município, profissionais da educação e dezenas de pais de alunos, para discutir a segurança nas escolas. Na ocasião o prefeito informou que já está em vigor um novo modelo de segurança, que além das doze escolas municipais, também atende as instituições estaduais e privadas.
De acordo com o prefeito, toda a rede educacional do município já conta com policiamento estratégico. Informou, ainda, que foi instalado o sistema de vídeo monitoramento em todas as escolas municipais sob a responsabilidade da Guarda Civil Municipal. Di Gianne Oliveira afirmou, ainda, que já está em andamento o projeto de instalação de totens com câmera 360 graus, além do botão do pânico, que deverá ser instalado dentro de todas as instituições de ensino.
O prefeito informou também que todas as denúncias recebidas sobre ameaças nas escolas estão sendo repassadas para o setor de inteligência da PM e para a Polícia Civil. Os pais de alunos estão sendo orientados pela Guarda Civil para que verifiquem as mochilas dos seus filhos, antes e após a ida a escola. “É necessário também averiguar o aparelho celular e os quartos dos filhos, para ver se não há nada de estranho”, orienta a Guarda.
SEGURANÇA
A Prefeitura informou que em todas as escolas já há um policial de plantão. “A Guarda Civil está presentes nas escolas municipais, enquanto a Polícia Militar é responsável pela segurança nas escolas estaduais. Desde a entrada do primeiro aluno no ambiente escolar, a segurança estará garantida pelos profissionais das forças de segurança, que só vão deixar o espaço quando sair o último aluno”, informou.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram