A Igreja de Nossa Senhora do Rosário localizada na cidade de Itapecerica está em processo de restauração. Uma das mais antigas de Minas, a igreja constitui um importante acervo arquitetônico, cultural e religioso. A construção apresenta um conjunto de elementos artísticos de grande destaque e representa a riqueza do trabalho dos escravos, que idealizaram o templo em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, considerada a mãe dos negros.
Para tornar viável a restauração, A Prefeitura e a Mitra Diocesana de Divinópolis – Paróquia São Bento de Itapecerica – firmaram parceria para a realização de serviços de descupinização e restauração. Para a primeira fase dos trabalhos, a Prefeitura efetuou o repasse de R$ 70 mil.
O trabalho de restauração no retábulo do altar-mor e na escadaria do presbitério da igreja está sendo realizado pela equipe da restauradora Carla Castro. As obras de recuperação dos elementos artísticos, que encontram-se severamente deteriorados, são financiadas com recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Fumphac) – ICMS do Patrimônio Cultural.
Para o prefeito Wirley Reis, a preservação da memória deve ser sempre prioridade. “A cultura e a memória de um povo são o seu maior patrimônio e preservá-las é resgatar a história, perpetuar valores e permitir que as novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato”, destaca o prefeito.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi tombada pela Prefeitura de Itapecerica em 2006. Construída por volta de 1819 pela irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, a Igreja faz parte do conjunto arquitetônico histórico da cidade. A fachada da Igreja foi alterada no inicio do século XX, depois que a antiga torre foi destruída por um raio.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram