Cidade produz quase 200 toneladas diárias de lixo residenciais

A Prefeitura de Divinópolis vai abrir na primeira semana de novembro as propostas apresentadas no Processo Licitatório 118/2025, que tem por objetivo contratar reforços para execução da coleta de lixo residencial urbano. Na prática, isso significa que a Engesp, atual detentora da concessão do serviço de coleta, não está dando conta do serviço, embora o contrato assinado em 2022, ao custo anual de R$ 10 milhões, por 36 meses, seja claro. A Engesp deve prestar serviços de coleta e transporte à destinação final de resíduos sólidos domiciliares e comerciais, de limpeza urbana (varrição), com fornecimento de mão de obra, materiais, equipamentos e demais serviços (…) nas áreas urbanas, rurais e áreas de difícil acesso no município.
A nova contratação deverá gerar um custo adicional na limpeza urbana perto de R$ 2,2 milhões por um ano de contrato. O prestador do serviço deverá fornecer um caminhão, com as características técnicas previstas na licitação, além de motorista, combustível, manutenção preventiva e corretiva. Também vai arcar com encargos trabalhistas, previdenciários, securitários, tributários e demais custos operacionais. O serviço a ser executado, é a coleta de resíduos urbanos domiciliares, que em tese já é prestado pela Engesp.
Embora a Engesp seja a responsável pelo serviço, a Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur) diz que a “locação dos caminhões caçamba truck torna-se necessária devido à insuficiência de equipamentos adequados na frota municipal, o que tem dificultado a execução dos serviços. A contratação desse serviço visa atender à demanda crescente, evitando o acúmulo de resíduos nas vias públicas e garantindo a preservação da saúde pública e do meio ambiente”.
Levantamento do ano passado, disponibilizado pela Semsur, indica que a geração média diária de resíduos sólidos domiciliares no município é de 182 toneladas. Segundo a Semsur, esse lixo é “regularmente coletado pelos serviços de limpeza urbana” que é estão sob a responsabilidade da Engesp.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação