Com o fim do processo para a contratação de Agentes Comunitários de Saúde, a expectativa agora é a publicação do edital para o concurso público da Prefeitura de Divinópolis. Se ainda estiver valendo a declaração do Secretário Municipal de Administração, Thiago Nunes, a Prefeitura tem pouco mais de um mês para a publicação do documento. No dia 27 de setembro, o secretário garantiu durante audiência pública de prestação de contas na Câmara Municipal, que o edital será publicado até o dia 31 do mês que vem.
O último concurso realizado pela Prefeitura de Divinópolis foi a sete anos e desde então o município tem abusado das contratações temporárias. De acordo com os números oficiais da Secretaria Municipal de Administração (Semad), apresentados na última audiência pública de prestação de contas, a Prefeitura contabiliza 5.369 servidores. São 3.201 efetivos, o que representa 59,62% da mão de obra da administração municipal.
CONTRATADOS
Ao participar da audiência pública ocorrida na Câmara no final de setembro, o secretário Thiago Nunes, admitiu que o número de contratos temporários na prefeitura é muito alto, porém garante que essa distorção será corrigida com a realização do concurso público. Disse ainda que será o maior concurso da história de Divinópolis, que deverá oferecer mais de 1.500 vagas.
“Quando se fala de um número de contratados muito alto, é que não existia um concurso público vigente e na ampliação de políticas públicas, como no caso da educação que teve sua capacidade ampliada, fazendo com que os números dos contratos temporários fossem elevados”, afirmou Thiago. “Já estamos na fase final de levantamento de cargos e vagas. A previsão é de que será o maior concurso da Prefeitura na história de Divinópolis com mais de 1.500 vagas efetivas para a administração”, afirmou o secretário.
Sobre a ampliação dos números na educação infantil municipal citado por Thiago Nunes, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o número de professores foi elevado de 30 em 2022 para 112 esse ano. Ainda segundo a Semed, são 37 unidades escolares de educação infantil, com 426 turmas e 7.083 crianças de dois a cinco anos. O total de alunos na rede municipal de ensino subiu de 13.486 em 2022 para 14.084 esse ano.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram