Servidores efetivos perdem espaço nos cargos de confiança e já são menos da metade

A Prefeitura de Divinópolis, conforme informações disponíveis no Portal Transparência, atingiu essa semana a marca recorde de 5.989 servidores em atividade. Nesse número estão incluídos todos os servidores em atividade no município. O número de efetivos atingiu a 3.605, 64,61% da mão de obra atual no município. Já os servidores com contratos temporários somam 1.974, 35,38% da categoria.
A Prefeitura já anunciou a nomeação de 1.479 candidatos aprovados no concurso público realizado no ano passado, mas isso ainda não refletiu no quadro funcional do Executivo. Apesar do elevado número de nomeações, pouco mais de 360 foram efetivamente empossados. De acordo com os últimos dados apresentados pela Prefeitura, quase 900 candidatos pediram adiamento da posse ou desistiram de assumir a vaga.
A Prefeitura garante que os contratos temporários assinados no início desse ano, em sua maioria, foram com previsão de apenas seis meses de trabalho, exatamente para que as vagas sejam ocupadas pelos candidatos aprovados a partir de agosto. Entretanto, o alto índice de desistentes, pode obrigar a renovação da maioria desses contratos.
COMSSIONADOS
Os cargos comissionados tiveram um “boom” nesse segundo ano de mandato do prefeito Gleidson Azevedo (Novo) e os servidores com cargos efetivos perderam espaço, contrariando o discurso do chefe do Executivo, que havia se comprometido a ceder 75% das vagas para os trabalhadores de carreira.
Gleidson Azevedo fechou seu primeiro mandato com 165 cargos comissionados ocupados, sendo 86 (52,12%) destinados a servidores de carreira e 79 (47,87%) para comissionados.
Já em 2025, ainda na metade do ano, já foram ocupados 193 cargos comissionados. São 84 vagas (43,52%) destinadas aos servidores de carreira e 109 postos (56,47%) ocupados por comissionados.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação