Prefeitura de Divinópolis nomeia 16 servidores aprovados em concurso, mas contratações aumentam em ritmo acelerado

Compartilhe essa reportagem:

 

A Prefeitura de Divinópolis divulgou na edição de hoje (22) do Diário Oficial dos Municípios a nomeação para diversas áreas de 16 candidatos aprovados no último concurso público realizado pelo município. Em contrapartida, também na edição de hoje, foram divulgados os extratos de 11 contratos temporários e a convocação de mais quatro candidatos aprovados em processos seletivos. Somente nessa gestão, principalmente esse ano, mais de 300 servidores já foram contratados sob regime de contratos temporários de trabalho. A Prefeitura possui hoje mais de 1,1 mil trabalhadores sob o regime de contato. Os números oficiais foram negados pela Secretaria Municipal de Administração.

Entre os servidores aprovados em concurso, foram nomeadas para o cargo de fiscal de obras as candidatas Ana Paula Azevedo e Rafaela Amaral. Veja abaixo os demais nomeados:

CARGOS COMISSIONADOS

Também na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios, o prefeito Gleidson Azevedo (PSC) nomeou Brenda da Cruz Camargos para ocupar o cargo comissionado de Coordenadora da Defesa Civil, na Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança e Mobilidade Urbana (Settrans). Com mais esta nomeação, o prefeito já ocupou 154 dos 223 cargos comissionados criados por lei. Em janeiro de 2021, ao assumir o governo, o prefeito nomeou apenas 110 cargos comissionados.  A promessa do prefeito era manter reduzido o número de cargos em comissão, porém, em 18 meses de governo, o número de cargos comissionados cresceu 40%.

Chama a atenção a perda de espaço dos servidores de carreira na ocupação dos cargos de confiança. Ao Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), através do Temo de Compromisso assinado antes da eleição, Gleidson Azevedo prometeu que 75% dos cargos comissionados seriam ocupados por servidores de carreira. Na nomeação feita em janeiro de 2021, os servidores efetivos ocupavam 72% dos cargos. Entretanto, ao longo dos últimos 18 meses, eles perderam espaço. Hoje, os servidores de carreira ocupam 91 cargos comissionados (59,09%), enquanto 62 postos (40,25%) são ocupados por funcionários de livre nomeação do prefeito.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Jotha Lee


Compartilhe essa reportagem: