A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em nota oficial, negou que Divinópolis tenha aplicado vacinas contra a covid-19 com a data de validade vencida. A Secretaria disse que tem um controle rígido de todos os lotes de vacinas contra a Covid-19 que foram recebidos. O município recebeu dois lotes da vacina Astrazeneca, um que venceu no dia 14 de abril e ou à data do vencimento, segundo a nota da Semusa.
De acordo com a nota, “todo o sistema relacionado à imunização contra a Covid-19 é feito por pessoas capacitadas e com todo o respeito e responsabilidade para com o cidadão”.
Em Brasília, o Ministério da Saúde informou que nenhuma dose vencida de vacina contra a covid-19 é repassada aos estados e ao Distrito Federal. A pasta acrescentou que o prazo de validade dos imunizantes é rigorosamente acompanhado desde o recebimento até a distribuição.
Segundo o ministério, os estados são orientados a distribuírem imediatamente os imunizantes recebidos, sendo obrigação dos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) fazer o armazenamento correto e a aplicação das doses dentro do prazo de validade.
Fonte: Diretoria de Comunicação/PMD