
No início desse ano, em uma reunião com o prefeito Gleidson Azevedo (Novo), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Marco Aurélio Gomes, expôs ao chefe do Executivo as condições de trabalho dos servidores municipais e dos usuários do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), diante da falta de um sistema de refrigeração. O ambiente, em dias mais quentes, especialmente como ocorreu no ano passado com fortes e prolongadas ondas de calor, tornava-se insuportável devido a alta temperatura.

(Foto: Jotha Lee/Sintram)
No encontro, o prefeito disse ao presidente do Sindicato que a situação já estava sendo avaliada e que encaminharia uma solução “o mais rápido possível”. Seis meses após o encontro, o compromisso feito pelo prefeito com o Sindicato começou a ser cumprido. Na manhã da última terça-feira (23) dois equipamentos de climatização de alta capacidade foram entregues ao CAC e a instalação foi iniciada imediatamente, para que os equipamentos estejam em funcionamento antes da chegada do período mais quente do ano.
A aquisição e instalação dos dois equipamentos sairão ao custo de R$ 77.580,00. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão, Ciência e Tecnologia (Seplag) esse investimento “faz parte do conjunto de melhorias estruturais promovidas pela administração, com foco em oferecer um espaço mais acolhedor, confortável e eficiente para quem utiliza os serviços públicos diariamente”.
O CAC é a principal porta de entrada para diversos serviços oferecidos pelo município. O contribuinte vai encontrar diversos serviços da Secretaria de Fazenda (ISS, IPTU), como emissão de guias e 2ª via de débitos, além do Procon para orientação sobre direitos do consumidor. Também abriga a Sala Mineira do Empreendedor, que presta suporte a Microempreendedores Individuais (MEIs), e o Protocolo Geral, facilitando o encaminhamento de documentos para diversos setores da administração. Ainda no CAC, entre outra variedade de serviços, podem ser emitidas certidões negativas de contribuintes e de Imóvel.
A previsão é que o processo de instalação dos climatizadores seja concluído em 10 dias. A Seplag admite que durante esse período poderão ocorrer alguns incômodos momentâneos, como ruídos, movimentação de equipe de trabalho e pequenos ajustes no espaço físico. Entretanto, não haverá interrupção no atendimento ao público.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação