Prefeitura de Divinópolis inicia multivacinação com 44 pontos para atender a população

Compartilhe essa reportagem:

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informou que a campanha de multivacinação em Divinópolis começou nesta segunda-feira e vai até o próximo dia 19. A Semusa informa que o objeitvo “é ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos”. O Dia D da ação está marcado para 23 de novembro, com horários estendidos e mobilização de profissionais da saúde para atender à demanda. Nesse dia 15 unidades estarão abertas para a vacinação.

A Semusa explica que as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis para receber as doses. “É necessário apresentar um documento de identificação, o cartão do SUS ou a Certidão de Nascimento, além da caderneta de vacinação, para que seja avaliada a necessidade da aplicação de outras vacinas”.

Durante os dias úteisas horários de atendimento vão de 8h às 16h e nos 10 postos de horário estendido de 18h às 21h. As unidades dos bairros que irão atender são: Afonso Pena, Belvedere, Bom Pastor, Central, Danilo Passos, Ermida, Icaraí, Ipiranga, Nações, Nossa Senhora das Graças, Niterói, Planalto, Sagrada Família, São José e São Roque.

 As doses do calendário são: Hepatite B, difteria, tétano, coqueluche, poliomielite (VIP), meningite C, febre amarela, hepatite A, HPV, Dtpa, Varicela, ACWY, pneumocócica 10, sarampo, caxumba, rubéola, COVID -19 e influenza.

O foco da campanha de multivacinação são crianças e adolescentes de zero a 15 anos, embora, a vacinação se estenda para qualquer faixa etária que esteja com o calendário de vacinação incompleto. O principal objetivo da campanha é garantir o acesso as vacinas contempladas no Calendário Nacional de vacinação da criança e do adolescente, promover a atualização da caderneta de vacinação, aumentar a cobertura e a homogeneidade vacinal, além de reduzir a incidência de doenças imonupreveníveis, contribuindo para o controle, eliminação e erradicação dessas enfermidades.

 Durante o período da campanha, é essencial que os municípios intensifiquem seus esforços para vacinar crianças e adolescentes que estejam com esquemas vacinais incompletas ou que ainda não tenham recebido as vacinas incompletas ou que ainda não tenham recebido as vacinas recomendadas, buscando alcançar o maior número possível de pessoas.

Com informações da Diretoria de Comunicação


Compartilhe essa reportagem: