Prefeitura de Divinópolis diz que medidas de restrição ainda não foram suficientes para atenuar o ritmo de contágio pela covid-19

Compartilhe essa reportagem:

A Prefeitura de Divinópolis, através de nota distribuída pela Diretoria de Comunicação, admitiu que a situação “está crítica” em toda a região, em razão do ritmo de contágio pela covid-19. “Por mais que as medidas de segurança tenham sido intensificadas, os casos de Covid-19 continuam crescendo e conter a pandemia é uma responsabilidade de todos”, diz a nota. .

Os últimos dados do Plano Minas Consciente divulgados nesta quinta-feira (18) apontam que a Microrregião do Estado, da qual Divinópolis faz parte, aumentou significativamente, passando de 17 para 29 pontos. A Macrorregião Oeste, que conta com 54 municípios, incluindo Divinópolis, subiu de 23 para 24 pontos.

A Prefeitura alerta que a única forma de sair desse momento crítico, é cumprir as determinações contidas na onda roxa. “Para que toda a região saia deste índice crítico é fundamental que o decreto que estabelece a Onda Roxa em todo o Estado de Minas Gerais seja cumprido e que, principalmente, o distanciamento social seja respeitado. O uso de máscaras, lavagem frequente das mãos e o uso de álcool em gel deve fazer parte da rotina de todos”, alerta a nota.

Segundo a Prefeitura, os números da fiscalização da Vigilância Sanitária de Divinópolis, demonstram que uma grande parcela da população ainda não faz a sua parte e continua promovendo aglomerações e festas, culminando novamente no aumento dos índices.

OCUPAÇÃO DOS LEITOS

No Hospital de Campanha, localizado na UPA 24h, o CTI está com ocupação de 96%. Dos 25 leitos disponíveis, 24 estão ocupados. A enfermaria adulto está com ocupação de 100%, com todos os 12 leitos ocupados. A enfermaria infantil está com ocupação de 50%, com quatro dos oito leitos ocupados.

No Hospital São João de Deus, a ocupação do CTI Covid SUS está em 90%, com 18 dos 20 leitos ocupados. A enfermaria adulto está com taxa de ocupação de 77,78%, com 28 dos 36 leitos ocupados. O CTI Infantil SUS está com ocupação de 30%.

175 ÓBITOS

Até a tarde desta quinta-feira (18), a Semusa registrou 175 mortes pela covid-19 e um óbito em investigação em Divinópolis. Já são 7.792 casos confirmados e em todo o sistema de saúde a cidade, são 87 pacientes internados em unidades de terapia intensiva, dos quais 42 de Divinópolis e 45 de outros municípios. A ocupação total de leitos de UTI na cidade está em 82,1%. Já a ocupação dos leitos de enfermaria está em 80,9%.

Reportagem: Jotha Lee
Com informações da Diretoria de Comunicação


Compartilhe essa reportagem: