Prefeitura de Divinópolis diz que 400 servidores da Saúde foram imunizados no primeiro dia de vacinação e anuncia mais 900 doses

Compartilhe essa reportagem:

A Prefeitura de Divinópolis iniciou no último sábado a vacinação para os servidores do sistema público de Saúde do município que não estão na linha de frente no combate à covid-19. A Prefeitura informou que a vacinação foi tranquila e 400 profissionais da Saúde foram vacinados no primeiro dia. Nesta primeira etapa, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vai vacinar 1.300 profissionais, que é o total de doses que o município tem em disponibilidade.

Uma enorme file de veículos se formou em frente ao Centro Administrativo no início da vacinação na manhã de sábado (Fotos: Comunicação/PMD)

Segundo a Prefeitura, 4.115 profissionais de saúde que não estão na linha de frente se cadastraram para a vacinação. Como apenas 1.300 receberão a dose nesta etapa, outros 2.815 ficarão na fila e somente serão vacinados quando o município receber novas doses do governo estadual, conforme informou a  Semusa. No final do ano passado, antes de deixar o governo, a administração do então prefeito Galileu Machado (MDB) disse que a Prefeitura já havia iniciado negociação com o Instituto Butantan para aquisição da vacina CoronaVac, com o objetivo de não deixar o município na total dependência do governo estadual. Entretanto, após a posse do novo governo, não se falou mais no assunto, levando-se ao entendimento de que o atual prefeito não pretende continuar a negociação iniciada por Galileu Machado ou foi apenas um blefe de fim de governo.

A vacinação do último sábado aconteceu no Centro Administrativo.  De carro, os trabalhadores passavam pela equipe de triagem, responsável pela conferência da documentação indicada no dia do cadastramento e, em seguida, eram liberados para um dos quatro postos de vacinação. Com o cartão de vacinação e número de registro do Sistema Único de Saúde (SUS), a equipe de apoio confirmava o cadastro no sistema e a enfermeira aplicava a primeira das duas doses da vacina AstraZeneca.

A atendente de clínica, Rogiane Mística Silva, foi a primeira profissional a ser vacinada no sábado

A primeira profissional da Saúde fora da linha de frente a se vacinar no sábado, foi a atendente de clínica, Rogiane Mística Silva. “Acredito que é uma vitória a vacina. Estou feliz pelo momento, porque trabalha numa clínica onde temos muito contato com pessoas”, afirmou.

O Secretário de Saúde, Alan Rodrigo, avaliou que o modelo de vacinação adotado pelo município foi realizado de forma ágil e sem aglomeração. “Organizamos os pontos de vacinação para evitar aglomeração nos postos. Pensamos em cada detalhe e hoje [sábado] o resultado foi excelente. O fluxo da vacinação foi rápido e sem nenhum incidente até o momento”, garantiu.

Segundo a Prefeitura, nesta segunda-feira (22) serão aplicadas mais 450 doses, mesmo número que deverá ser aplicado nesta  terça-feira (23).

Além da equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a estrutura de vacinação do primeiro dia contou com a participação dos servidores da Secretaria Municipal de Trânsito (Settrans), da Diretoria de Infraestrutura e Desenvolvimento Tecnológico, Secretaria de Administração e Diretoria de Comunicação. A Polícia Militar também participou da estrutura montada. Segundo a Prefeitura, 100 servidores municipais trabalharam no primeiro dia.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: