
A vice-prefeita de Divinópolis, reuniu-se nesta quarta-feira (8) com representantes das forças de segurança pública da cidade e da região, para discutir a integração regional para garantir discutir medidas conjuntas e apresentar novos investimentos feitos pelo governo municipal. Esses investimentos, segundo nota divulgada pela Prefeitura, têm como objetivo modernizar o sistema de vigilância e o aprimoramento da segurança urbana.
A proposta apresentada pela administração de Divinópolis prevê a integração entre os sistemas da Prefeitura e da Polícia Militar, com o intuito de ampliar e modernizar a eficiência do monitoramento urbano e a rapidez na resposta a incidentes. O secretário de Trânsito, Lucas Estevam, destacou que o município adquiriu novas câmeras de alta resolução, que serão incorporadas ao sistema de monitoramento da Policia Militar. Esse sistema faz o videomonitoramento inteligente que utiliza a leitura automática de placas de veículos para identificar e alertar policiais sobre veículos com irregularidades, como furtados, roubados ou não licenciados. De acordo com o secretário, essas ações consolidam uma rede de vigilância mais moderna e eficaz, reforçando a segurança tanto na área urbana quanto nas vias de acesso à cidade.
“Divinópolis é hoje uma cidade tranquila, mas sabemos que a prevenção é o melhor caminho. Estamos investindo em inteligência e inovação para manter esse cenário e avançar ainda mais na proteção dos nossos cidadãos”, afirmou Lucas Estevam.
INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA
De acordo com a Prefeitura, como parte do projeto de modernização tecnológica da segurança pública, foi discutida no encontro a implantação de pórticos eletrônicos de monitoramento nas três principais entradas da cidade — Avenida JK (região leste), Avenida Autorama (acesso norte) e Avenida Governador Magalhães Pinto (acesso sul, sentido Nova Serrana).
Os equipamentos contarão com câmeras de alta definição, leitores automáticos de placas (OCR/LPR) e sistemas de reconhecimento facial e análise veicular, permitindo o rastreamento em tempo real de veículos e suspeitos.
A vice-prefeita Janete Aparecida ressaltou o comprometimento das instituições envolvidas e a relevância da união entre os diferentes níveis de governo para que Divinópolis seja referência em segurança e que essa cultura da paz influencie, inclusive, nas cidades vizinhas, uma vez que todo planejamento municipal é fortemente relacionado a evolução de toda região. “A segurança pública é um compromisso de todos nós. Quando somamos forças, criamos uma rede de proteção muito mais eficiente para a população. Esta reunião é um passo fundamental para consolidar parcerias que farão de Divinópolis uma referência em segurança inteligente, com tecnologia, planejamento e integração”, destacou.
Participaram do encontro a vice-prefeita Janete Aparecida, que conduziu a reunião; o secretário municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Lucas Estevam; o secretário de Governo, Matheus Tavares; o assessor especial do gabinete do prefeito, Fernando Henrique Costa Oliveira; o comandante da 7ª Região da Polícia Militar, coronel Carlos Henrique Souza da Silva; o comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Alexsandro César de Souza; o assessor de Orçamento e Logística da 7ª RPM, capitão Stanley Araújo Pena; o chefe do 7º Departamento de Polícia Civil, delegado Flávio Tadeu Destro; o delegado Cleovaldo Marcos Pereira; e a chefe de gabinete da vice-prefeita, Andréia Azevedo da Costa.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação