A Prefeitura de Claudio publicou no dia 18 de julho, o Decreto Nº 206/2022, que autoriza o pagamento de horas extras aos servidores do sistema municipal de saúde que atuam no combate à covid-19 a partir desse mês. De acordo com o Executivo Municipal, as horas extras se justificam diante da demanda de trabalho que permanece elevada, devido às constantes ações de combate à propagação do vírus e sucessivas campanhas de imunização da população.
Ainda segundo a Prefeitura, a medida visa atender os cidadãos claudienses, que trabalham em horário comercial e em resposta a uma demanda reprimida de atendimentos da atenção básica o Município por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou o horário de atendimento das unidades de saúde, definindo o “Horário do Trabalhador”.
A Prefeitura esclareceu também que com a nova determinação, os trabalhadores, e toda população de Claudio podem comparecer às Estratégias Saúde da Família (ESF’s) dos bairros, e ao Centro de Saúde Galba Veloso, das 17h às 19h, de segunda à quarta-feira, para consultas, acompanhamentos e também para tomarem as vacinas da ampla campanha de imunização (Covid-19, influenza, gripe e demais síndromes gripais).
“Além da ampliação do horário durante a semana, a Secretaria de Saúde também tem realizado estratégias de atendimento da população aos finais de semana como mutirões de exames, vacinação, preventivos e outros. Cada unidade de saúde possui calendário semanal de atendimentos, de modo que os moradores devem consultar o próprio PSF ou o seu agente de saúde para saber em qual dia o atendimento é estendido até às 19h. A Prefeitura de Cláudio reconhece e agradece o trabalho fundamental dos profissionais no cuidado à saúde”, disse em nota a Prefeitura.
O secretário municipal de saúde, Reginaldo Teixeira explicou ainda que o número de casos de Covid-19 em Cláudio está sob controle e sem agravamentos.
“A intensificação da imunização, principalmente neste período do ano em que predomina o clima frio e seco, é de extrema importância visto que os vírus circulam com maior facilidade – realidade esta que é replicada em todo o território nacional”, destaca.
O prefeito de Claudio, Reginaldo de Freitas (PSB) já havia autorizado a ampliação da carga horária com o pagamento de horas extras à outra categoria do sistema de saúde, por meio do Decreto 188/2022, publicado em maio. Com a norma foram permitidas horas extras aos Fiscais Sanitários e Fiscais de Posturas do município, responsáveis pela fiscalização das regras para enfrentamento à covid-19 e a outras questões de saúde pública.
Reportagem: Pollyanna Martins
Comunicação Sintram
Foto: claudio.mg.gov.br