Prefeitura de Carmo da Mata decreta estado de emergência, nível 2, e pede ajuda e doações – VOLTA A CHOVER FORTE NA CIDADE

Compartilhe essa reportagem:

Previsão indica chuvas no município até o dia 10 de janeiro e domingo a cidade poderá enfrentar novas tempestades

Arvores e postes caidos marcaram a passagem da tempestada por Carmo da Mata (Fotos: Reprodução/Instagram)

A população de Carmo da Mata continua contabilizando os estragos provocados pela chuva que atingiu a cidade nos últimos dias, principalmente na noite do dia 23 de dezembro, quando um grande volume de água, acompanhada de rajadas de vento, provocou alagamentos, queda de imóveis, árvores e deixou a cidade sem energia. Os moradores passaram a noite de Natal no escuro buscando soluções imediatas para minimizar o tamanho do estrago. Três dias após o temporal, ainda não é possível contabilizar os prejuízos.

Ao Portal do Sintram, a Cemig informou que o fornecimento de energia foi normalizado na área urbana. “Restam alguns atendimentos pontuais em trechos rurais, que estão sendo finalizados pela empresa”, informou a companhia. A Cemig disse ainda que “durante o evento climático, árvores, galhos e pedaços de telhas foram arremessados, provocando danos severos na rede de distribuição de energia da cidade e interrompendo o fornecimento. Diversos postes foram danificados e precisaram ser substituídos, além de outros serviços emergenciais realizados pelas equipes da companhia”.

Os bairros Várzea, Alto dos Pinheiros e Cohab 2 estão entre os mais atingidos pela chuva, segundo a Defesa Civil. Árvores caídas bloqueiam o acesso a diversas ruas, dificultando a circulação. A tempestade foi acompanhada de ventos que danificaram pelo menos 12 postes de energia, causando danos à rede de distribuição, de acordo com a Cemig. A Prefeitura admitiu que não tem capacidade para dar uma resposta imediata a toda a população, diante do tamanho dos estragos.

VOLTA A CHOVER FOTRE

A chuva voltou a cair forte hoje a tarde em Carmo da Mata (Foto: Reprodução/Clima ao Vivo)

Como estava previsto pela meteorologia, voltou a chover forte no início da tarde em Carmo da Mata. No momento em que essa reportagem foi postada, as 14h50 desta sexta-feira, 27, chovia forte em toda a área urbana e zona rural. A meteorologia prevê 25 mm de chuva para esta sexta-feira. Veja a previsão para os próximos dias no final desta reportagem.

ESTADO DE EMERGÊNCIA

Na tarde desta quinta-feira (26) o prefeito José Carlos Lobato assinou o Decreto 2.859/2024, para decretar estado de emergência nível II. Isso significa que a força da chuva afetou a capacidade do Poder Público Municipal em responder e gerenciar a crise instalada. De acordo com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional desastres de nível II são caracterizados pela ocorrência de ao menos dois danos, sendo um deles obrigatoriamente danos humanos que importem no prejuízo econômico público ou no prejuízo econômico privado que afetem a capacidade do poder público local em responder e gerenciar a crise instalada.

Em nota publicada em uma rede social, a Prefeitura disse que Carmo da Mata enfrenta um cenário desafiador após as fortes chuvas que atingiram a região no dia 23 de dezembro. “Os danos foram significativos, deixando 106 pessoas desalojadas, comunidades rurais isoladas e causando interrupções nos serviços essenciais de energia, água e telefonia. Além disso, a infraestrutura pública e privada foi severamente impactada”, informou o Executivo.

A Prefeitura disse ainda que estão mobilizadas as equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras, Assistência Social e demais setores “para oferecer suporte imediato às famílias afetadas e iniciar os trabalhos de recuperação da cidade”.

Algumas famílias desabrigadas estão sendo acolhidas na Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues, que também está servindo como ponto de coleta de doações. A Prefeitura pede doações como alimentos, materiais de limpeza e itens de higiene pessoal. Além disso, a Prefeitura faz um apelo por voluntários para ajudar na organização e distribuição das doações, além de oferecer apoio às famílias desabrigadas. As doações podem ser entregues diretamente na Escola Joaquim Afonso.

Em um texto emocionado, publicado em sua conta no Instagram, o prefeito José Carlos Lobato registrou o dia seguinte ao vendaval. “Hoje amanheci com o coração apertado. A força da chuva que caiu sobre nossa cidade ontem não apenas nos acordou assustados, mas também trouxe destruição, dor e preocupação. Cada rua alagada, cada lar atingido, cada olhar desesperado de um cidadão, é como uma ferida aberta no peito de quem ama e luta por essa terra”

O prefeito destacou o fim do mandato e disse que os dias que lhe restam no cargo: “Tenho apenas mais seis dias à frente desse cargo, mas quero que cada um de vocês saiba que não medirei esforços para estar ao lado da nossa população neste momento difícil. Não vou descansar enquanto não tivermos todo o suporte necessário para ajudar nossa cidade a se reerguer”, escreveu José Carlos Lobato.

MAIS CHUVAS

De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) a média histórica de chuvas para o mês de dezembro em Carmo da Mata é de 239 mm. Até esta sexta-feira (27) já havia chovido 242 mm.  O Instituto Climatempo informa que há previsão de chuvas para a cidade até o dia 10 de janeiro. De hoje até o dia 10, são esperados mais 144,9 mm de chuva na cidade.

Ainda de acordo com o Instituto Climatempo, hoje, amanhã e domingo pode chover com mais intensidade. Para domingo, a previsão é de 75,9 mm, o que significa que, se a previsão se confirmar Carmo da Mata voltará a enfrenta chuvas torrenciais.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: