
A Prefeitura de Bom Despacho alegou dificuldades “financeiras e estruturais” para a suspensão do desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil. A suspensão do desfile causou surpresa e estranheza, uma vez que o evento é um dos mais tradicionais do município.
Cidade de tradição militar, sendo uma das primeiras do interior do Estado a ser sede de um Batalhão da PM, inaugurado em 1931, o desfile cívico-militar sempre foi um evento aguardado pela população.
Em nota, a Prefeitura disse que o cancelamento do desfile foi uma decisão conjunta entre o município, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Tiro de Guerra. “A decisão foi tomada com responsabilidade e transparência, considerando as dificuldades logísticas, financeiras e estruturais que, nesse momento, impossibilitam a execução do evento de maneira adequada”, diz a nota oficial.
Sem esclarecer quais os problemas impediram a realização do desfile, a nota oficial afirma que “a decisão partiu da análise dos componentes e de todo o contexto, que inviabilizaria sua execução nesse ano, mas que será superado com planejamento para o futuro”.
A Prefeitura se comprometeu em realizar o desfile em 2026, entretanto fica no ar o questionamento sobre as reais causas que obrigaram o cancelamento do evento de tamanha tradição na cidade. Em nenhum momento a Prefeitura esclareceu qual o contexto impediu a organização do desfile. Disse em dificuldades financeiras, porém isso é questionável, já que esse ano, somente para o Sindicato Rural, entidade privada com fins lucrativos, a Prefeitura liberou R$ 600 mil para a realização de festa agropecuária.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação