
Um incidente envolvendo duas crianças de seis anos na Escola Municipal São Sebastião acabou gerando uma rede de intrigas e de fake news motivadas por postagens em redes sociais. A Prefeitura divulgou nota confirmando que a diretora da escola teria sido vítima de tentativa de agressão e disse, inclusive, que havia “adotado medidas administrativas”.
O FATO: na manhã desta segunda-feira (8) ocorreu um incidente entre duas crianças, ambas de seis anos, durante o horário escolar. A mãe de uma das crianças procurou a escola e segundo a Prefeitura, a mulher tentou agredir a diretora. A Polícia Militar foi acionada e a mulher foi conduzida à Delegacia de Polícia por desacato, sendo liberada em seguida.
Na manhã desta terça-feira (9), a avó da criança retornou a escola para falar com a diretora. Em nota divulgada hoje a Prefeitura disse que “a avó do aluno voltou à escola de forma mais violenta, gerando pânico entre alunos, profissionais da educação e toda a comunidade escolar”. Disse que a secretária de Educação, Andreia Dimas, acompanha o caso de perto.
A nota oficial destaca declaração da secretária sobre o episódio. “A escola é um espaço de paz, aprendizado e convivência. Atitudes como essa colocam em risco alunos, professores, diretores e toda a comunidade escolar. Precisamos reafirmar o diálogo como o caminho legítimo para a resolução de conflitos”, afirmou.
A VERDADE – No início da tarde, o Sistema MPA informou que tudo não passou de uma fake news publicada em redes sociais. De acordo com a publicação, a Polícia Militar desmentiu a informação de que a avó da criança estaria armada com uma faca e ameaçando a diretora.
A PM confirmou o incidente envolvendo os dois estudantes e esclareceu que a avó de um dos garotos esteve na escola na manhã desta terça-feira. Depois de conversar com funcionários da escola, a avó estava do lado externo aguardando para falar com a diretora sobre o episódio. Enquanto aguardava, ela sacou um canivete para preparar um cigarro de palha. Ainda segundo a PM, algumas mães que estavam do lado externo da escola fotografaram a avó do menino com o canivete e as fotos circularam em redes sociais informando que a mulher estaria tentando agredir a diretora da escola com uma faca.
A PM informou ao Sistema MPA que conversou com a avó do garoto, que se encontrava e tranquila e disse aos policiais que estava apenas fazendo o seu cigarro. Na escola, os funcionários também confirmaram que a avó foi tranquila, ou seja, não teve nenhum tipo de ameaça por parte da avó, contra a direção da escola.
Na nota oficial, a Prefeitura disse que “medidas administrativas e legais já estão sendo adotadas para resguardar a integridade da instituição e de seus profissionais. Além disso, a gestão municipal lançará uma campanha de conscientização pelo respeito aos professores e diretores, reforçando a valorização desses profissionais e a necessidade de garantir a eles condições seguras para exercer sua função”.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação