Mais de 20 medicamentos ainda estão em falata na Farmácia Municipal (Foto: Jotha Lee/Sintram)

A Gerência de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) atualizou nesta quarta-feira (20) o estoque de medicamentos fornecidos pela Farmácia Municipal. A situação pouco mudou com relação à semana passada, quando o Portal do Sintram publicou reportagem mostrando que mais de 30 medicamentos estavam em falta. Conforme a reportagem destacou, o fornecimento da maioria desses medicamentos é de responsabilidade do Estado e do Ministério da Saúde.

Nessa última atualização, a Semusa informa que dos 274 itens previstos — entre medicamentos e insumos — na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), o estoque de responsabilidade do município está com 97,8% dos itens em disponibilidade na farmácia do município. Ainda segundo a Semusa, os insumos e medicamentos em falta já foram adquiridos e sua disponibilidade depende dos fornecedores.

Quanto aos componentes especializados, de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG) e do Ministério da Saúde, a Semusa informa que ao município cabe a responsabilidade de sua distribuição e fornecimento aos pacientes.

De acordo com a listagem atualizada, existem 20 itens em falta, cuja responsabilidade de fornecimento é do Estado e do Ministério da Saúde. Em sua maioria, os itens do Componente Especializado são medicamentos de alto custo, utilizados no tratamento de doenças raras, de baixa prevalência ou de uso crônico. Os critérios de diagnóstico, tratamento e monitoramento das doenças contempladas estão definidos em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde.

Clique aqui e veja a relação dos medicamentos disponíveis e em falta na Farmácia Municipal

Com informações da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *