O prefeito Gleidson Azevedo (PSC) prorrogou por mais dois anos o concurso público realizado pela Prefeitura de Divinópolis ainda na gestão do ex-prefeito Galileu Machado (MDB). A prorrogação foi oficializada pelo decreto 15.216/2022, publicado na edição dessa terça-feira (23) do Diário Oficial dos Municípios.
A Prefeitura já nomeou 985 candidatos aprovados no concurso, porém 38 não foram empossados por motivos diversos. As nomeações começaram em 2019 e entre os cargos mais contemplados estão assistente educacional, com 57 nomeações, agente de administração, com 52, e agente de saúde, com 51 nomeações. Para o cargo de Professor em Atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental foram empossados 156 candidatos. Amanhã o Portal do Sintram publicará um balanço de todos os candidatos aprovados no concurso nomeados até agora.
A área mais beneficiada com nomeações, além da Educação, foi a Saúde, que já teve 51 dentistas nomeados, 47 enfermeiros, além de vários médicos e servidores para outras funções no sistema.
HOMOLOGAÇÃO
O concurso, que vem sendo utilizado de forma lenta para preenchimento de vagas necessárias para a boa prestação de serviços na administração municipal, foi alvo de muitas manifestações no início de 2019. A demora na homologação do certame gerou protestos em frente ao Centro Administrativo de candidatos aprovados que aguardavam a nomeação. O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) participou ativamente das manifestações e liderou encontros entre os candidatos e a administração, que viabilizaram a homologação do certame. Ainda em 2019, foram iniciadas as nomeações.
“O Sindicato sempre defendeu o concurso público. Em 2019 era nossa obrigação lutar ao lado dos candidatos pela homologação, que realmente foi muito demorada. E conquistamos uma improtante vitória, pois o concurso foi homologado e imediatamente as nomeações foram iniciadas. Estamos na expectativa de que a atual gestão também realize o concurso, conforme foi prometido pelo prefeito”, lembra o presidente do Sintram, Wellington Silva.
A promessa de novo concurso público foi feita pelo então candidato Gleidson Azevedo (PSC), em termo de compromisso assinado com o Sintram antes das eleições de 2020. O termo de compromisso foi registrado em cartório.
Clique aqui e leia o termo de compromisso assinado pelo então candidato Gleidson Azevedo.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Liderados pelo Sintram, candidatos aprovados no concurso público fizeram manifestação em janeiro de 2019 pela homologação do certame em frente ao Centro Administrativo (Foto: Jotha Lee/janeiro de 2019)