Prefeito interino de São José da Varginha será testa de ferro do candidato mais votado impedido de assumir o cargo

Compartilhe essa reportagem:

Netinho emplaca na presidência da Câmara e na Prefeitura um dos seus principais cabos eleitorais

Netinho não tomou posse, mas emplacou o aliado Sirley do Leite na presidênica da Câmara e interinamente na Prefeitura (Fotos: Reprodução)

A cidade de São José da Varginha, de 4.677 habitantes, está sendo administrada por um prefeito interino e não há perspectiva de data para que seja conhecido o titular do cargo. A situação inédita no município foi provocada pela cassação do registro da candidatura de José Alves de Carvalho Neto, o Netinho (PP), declarado inelegível pela Justiça Eleitoral em razão de uma condenação em 2015 por tráfico de drogas. Mais votado para o cargo de prefeito nas eleições de outubro, Netinho concorreu com o registro de candidatura sub judice, já que recorreu da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que o declarou inelegível.

A briga judicial chegou agora em última instância. Netinho perdeu todos os recursos que impetrou contra a decisão. O último foi um recurso especial, requerendo a nulidade da decisão em primeira instância que o considerou inelegível. O recurso foi negado. Netinho impetrou um agravo interno, ferramenta jurídica que requer que uma decisão monocrática seja levada ao conhecimento do órgão colegiado. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, o recurso somente será julgado “a partir de fevereiro”, já que esse o período de recesso forense.

NETINHO EMPLACA PREFEITO INTERINO

Sem candidato eleito apto a assumir o cargo de Prefeito, o chefe do Executivo interino de São José da Varginha, empossado no último dia 1º, é o vereador Sirley da Silva Oliveira, o Sirley do Leite (PP), 41 anos, solteiro, que em 2024 disputou sua primeira eleição, sendo o candidato mais votado à Câmara Municipal, com 193 votos.

Na quarta-feira, dia 1º, Sirley foi eleito presidente da Câmara Municipal, disputando o cargo com chapa única. Com isso ele assumiu interinamente o cargo de prefeito, até que haja uma decisão transitada em julgado do indeferimento da candidatura de Netinho. Mantido o indeferimento, o TRE convocará novas eleições para a cidade. Com uma decisão contrária, Netinho assume o cargo.

Sirley do Leite será apenas um testa de ferro de Netinho no comando da Prefeitura, mesmo que interinamente. Os dois são aliados do mesmo partido, fizeram campanhas juntos e Netinho foi o maior doador, pessoa física, da campanha de Sirley a vereador. 

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: