No apagar das luzes de 2023, o prefeito de Luz, Agostinho Carlos Oliveira (PT), foi o Papai-Noel dos secretários municipais. No dia 22 de dezembro, o prefeito luzense antecipou o aumento salarial para o ano que vem e sancionou a Lei 2.920/2023, garantindo um rechonchudo aumento no contracheque dos secretários a partir de janeiro de 2025. Com o reajuste, o salário dos secretários vai a R$ 7.950,00. Esse valor valerá somente a partir de janeiro do ano que vem. O aumento salarial para o secretariado para 2023, na ordem de 5,93%, foi fixado no início do ano, no dia 27 de janeiro. Aumento que também valeu para o prefeito Agostinho Oliveira e para o vice Leandro Araújo.
A lei que garantiu o reajuste de salários para os secretários a partir de 2025, também já garantiu o aumento salarial para o prefeito e o vice no mesmo índice.
Os secretários municipais, além do aumento salarial, também já têm garantidos outros benéficos, como por exemplo, férias de 30 dias com acréscimo de 1/3 sobre o valor dos salários após um ano de exercício do cargo.
Com uma população de 17.875 habitantes, segundo o último censo do IBGE, Luz tem um orçamento de R$ 93,1 milhões. A Prefeitura tem sete secretários municipais, o restrito grupo que já tem aumento de salário até para 2025.
REVISÃO DOS SERVIDORES
Enquanto garante uma boa bolada para os cargos comissionados do secretariado do município, o prefeito Agostinho Oliveira ainda não se manifestou sobre a revisão salarial dos servidores municipais, cuja data base é 1º de janeiro. Na Câmara Municipal ainda não tramita nenhuma proposição de autoria do Executivo para conceder a recomposição salarial obrigatória para o funcionalismo da Prefeitura de Luz.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram