Prefeito de Leandro Ferreira propõe revisão salarial dos servidores sem cumprir a data base

Compartilhe essa reportagem:

Na Câmara Municipal de Leandro Ferreira, o vice-presidente do Sintram, Darly Salvador, falou sobre as perdas salariais dos servidores (Foto: Sintram)

O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Darly Salvador, esteve na cidade de Leandro Ferreira na quinta-feira da semana passada, atendendo a um pedido dos servidores municipais. Com seis meses de atraso, o prefeito Elder Corrêa de Freitas, enviou à Câmara o Projeto de Lei 07/2024, que propõe revisão salarial de 6,97% aos salários da categoria. A o projeto prevê a incorporação da revisão nos salários a partir de março, descumprindo, assim, o Plano de Cargos e Salários que define a data base em 1º de janeiro.

Na visita que fez a Leandro Ferreira, o vice-presidente participou de uma reunião da Câmara Municipal. Darly Salvador explicou aos vereadores que os servidores vêm sofrendo com perdas salariais consecutivas e o descumprimento da data base aumentaria ainda mais essas perdas. Em conjunto com a Câmara, foi encaminhado um documento ao prefeito solicitando o pagamento da revisão retroativa a 1º de janeiro. “Vamos aguardar a resposta do prefeito e posteriormente convocar nova reunião com os servidores”, explicou Darly Salvador.

De acordo com o vice-presidente do Sintram, boa parte dos servidores da cidade recebe vencimentos abaixo de um salário mínimo. “São muitos os servidores de Leandro Ferreira que recebem menos de um salário mínimo. A Prefeitura paga o complemento, que é obrigatório por legislação federal, mas esse complemento não entra no cálculo de benefícios, pois não é computado como salário. Veja o tamanho das perdas que esses trabalhadores terão quando forem aposentar”, destacou Darly Salvador.

Os salários do Prefeito, do vice e dos secretários municipais também terão revisão. Será aplicado o índice de 4,62%, que corresponde ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 2023. A revisão proposta para os servidores, de 6,97%, corresponde ao índice concedido pelo governo à revisão do salário mínimo.

Veja os projetos de lei encaminhados à Câmara pelo prefeito Elder Corrêa

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: