
O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) e os servidores municipais da cidade de Leandro Ferreira obtiveram uma grande vitória esse ano. Desde o início de 2025 o vice-presidente do Sintram, Darli Salvador, e o diretor de Planejamento, Vantuil Alves, vêm mantendo reuniões com o Executivo Municipal. Na pauta dos encontros, como prioridades, estavam o ganho real nos salários e a elaboração do Estatuto da categoria e o Plano de Cargos e Carreira.
O prefeito Nivaldo Rodrigues (MDB) se mostrou aberto ao diálogo e expôs nesses encontros que a situação financeira do município exigia estudos técnicos para que as reivindicações fosse atendidas. No último encontro, ocorrido em abril, o prefeito se comprometeu com os dirigentes sindicais que concederia um ganho real de 1,44% nos salários . Se comprometeu, ainda, em adotar as medidas necessárias para a elaboração dos instrumentos legais de garantia de estabilidade jurídica aos servidores de carreira.
“Foram vários encontros e sempre encontramos o prefeito disposto a negociar e preocupado em valorizar os servidores. O que estamos conseguindo agora é uma vitória realmente importante para a categoria em Leandro Ferreira”, destaca o diretor do Sintram, Vantuil Alves.
GANHO REAL
Já está em vigor a Lei Complementar 39/2025 que concede o acréscimo de mais 1,44% nos vencimentos dos servidores, incluindo efetivos e contratados temporariamente, além dos inativos e pensionistas. Esse acréscimo não será aplicado aos salários do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. Esse percentual já será incluído no pagamento do mês de agosto.
No início do ano o prefeito Nivaldo Rodrigues já havia concedido a recomposição salarial de 4,83%, correspondente ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 2024, conforme levantamento do IBGE. Com mais 1,44%, chega-se ao percentual de 6,27%, índice de reajuste que foi concedido pelo governo federal ao salário mínimo.
ESTATUTO E PLANO DE CARREIRA
Além da aplicação do ganho real nos salários, o prefeito Nivaldo Rodrigues determinou à Secretaria Municipal de Planejamento a revisão e elaboração de novos instrumentos jurídicos que regem a carreira dos servidores. Ele definiu um prazo de 180 dias para que o estudo técnico que definirá a revisão do Estatuto dos servidores do Executivo e do Legislativo, bem como dos Planos de Cargos e Carreira de todos os servidores do Executivo, incluindo o magistério.
“É uma conquista muito importante, que vai garantir a todos os servidores municipais de Leandro Ferreira trabalhar amparados por leis atualizadas e com direitos garantidos. Trabalhamos muito para chegar a esses acordos e sem dúvida reconhecemos o esforço do prefeito Nivaldo Rodrigues, que vai corrigir muitos erros envolvendo a administração da cidade e melhorar, inclusive, os serviços prestados à população”, destaca o vice-presidente do Sintram, Darli Salvador.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação