No próximo dia 2 de janeiro de 2023, será empossada a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram). Essa será a 15º diretoria do Sindicato desde sua transformação em entidade de primeiro grau no sistema sindical da categoria, ocorrida em 7 de novembro de 1988.
Marco Aurélio Gomes, eleito para o mandato 2023/2026, será o 10º presidente da instituição. Isso porque dois ex-presidentes, João Madeira e Erson Ribeiro, e a atual presidente, Luciana Santos, cumpriram dois mandatos à frente do Sintram. João Madeira foi o primeiro presidente do Sindicato, cumprindo o mandato de 1988 a 1991, sendo novamente eleito para o mandato 2012/2015. Já Erson Ribeiro foi eleito para o mandato 1991/1993, sendo reeleito para o período de 1993 a 1996.
A atual presidente Luciana Santos é a segunda mulher a ocupar a presidência do Sintram. A primeira foi Rosa Maria de Oliveira, que presidiu a instituição de 1999 a 2002. Luciana Santos cumpriu o seu primeiro mandato no período 2015/2018, sendo reeleita para 2019/2022.
TRANSIÇÃO
Desde o início desse mês a atual diretoria e a diretoria eleita estão realizando a transição administrativa. Por se tratar de uma entidade rigorosa no cumprimento de seu estatuto, a transição é um ato imprescindível para fornecer à nova diretoria todas as informações sobre a situação geral do sindicato. “A transição é feita de forma tranquila, até porque a futura diretoria tem o mesmo objetivo de todos nós, que é tornar o Sintram cada vez mais forte e representativo. E sem nenhuma dúvida, a transição é fundamental para que a nova diretoria, ao assumir o posto, já tenha em mãos toda a situação da entidade”, declara a presidente Luciana Santos.
O presidente Marco Aurélio Gomes afirma que sua administração será uma continuidade, já que receberá o Sintram administrativamente organizado. “Vamos dar continuidade ao trabalho da diretoria atual e, é claro, ao longo do mandato implementaremos nosso programa administrativo. Mas tudo sempre voltado para a defesa dos servidores municipais”, declara.
POSSE
A posse da nova diretoria ocorrerá na noite do dia 2 de janeiro e será realizada no Clube dos Servidores. A cerimônia está sendo organizada pela Assessoria de Comunicação e pela Secretaria Geral do Sindicato. A solenidade está sendo preparada para 150 convidados, entre servidores e autoridades municipais. Todos os prefeitos das cidades da base de atuação do Sindicato já receberam o convite para o evento. Os prefeitos de Divinópolis, Gleidson Azevedo (PSC), e de Carmo do Cajuru, Edson Vilela (PSB) foram os primeiros a confirmar presença no evento.
A presidente Luciana Santos diz que é importante a presença dos chefes dos Executivos nesse momento solene. “Durante nossos mandatos, passamos quatro anos nos confrontando com os poderes executivos. Mas, é bom que se diga que o Sindicato sempre busca o diálogo e os embates são inevitáveis, uma vez que nossa função é defender o direito dos servidores. Para nossa diretoria, a presença dos prefeitos em um evento tão importante para a vida do Sintram como é a troca de comando, não é apenas protocolar. É uma demonstração de que nossa luta é pela defesa inegociável do servidor, mas isso não significa que sejamos inimigos do gestor. Estaremos sempre abertos ao diálogo, mas sem jamais abrir mão de lutar com todas as nossas armas pelos direitos do trabalhador”, assegura Luciana Santos.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
(Reportagem atualizada as 15h09 para acrescentar novas informações)