Prefeito de Cláudio decreta estado de emergência em decorrência do avanço de casos de dengue

Compartilhe essa reportagem:

Cláudio entra em situação de emergência (Foto: Reprodução)

O prefeito da cidade de Cláudio, Reginaldo de Freitas, decretou situação de emergência em saúde pública na cidade em decorrência do aumento de casos por síndrome gripal, em especial pelo crescimento dos casos confirmados de dengue na cidade. A medida foi oficializada pelo Decreto 487, assinado na última sexta-feira (24). De acordo com o decreto, a medida foi necessária em razão “do acréscimo exponencial de atendimentos por síndrome gripal no Pronto Atendimento do Município de Cláudio, no período de abril e maio”.

A Prefeitura de Cláudio não publica boletins epidemiológicos sobre o avanço das síndromes gripais no município. Os dados disponíveis são fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG). A estatística da SES está defasada já que o último boletim foi divulgado no dia 20 desse mês. De acordo com esse boletim, até essa data, Cláudio contabilizava 3.043 casos confirmados de dengue, seis de chikungunya e um de zika. O município não registrou nenhuma vítima fatal em decorrência da dengue esse ano.

De acordo com estatística da SES/MG, o número de casos de dengue confirmados na cidade de Cláudio teve um crescimento de 41,60% nos primeiros dias de maio, saltando de 2.149 no dia 30 de abril para 3.043 no dia 20 de maio.

Em 2023, o município de Cláudio registrou apenas 657 casos de dengue e um de Chikungunya. Na comparação entre os casos de dengue confirmados na cidade até o dia 20 de maio desse ano com todo o período do ano passado, a doença teve um avanço de 3,631% esse ano em relação a todo ano de 2023.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: