Prefeito de Carmo do Cajuru sanciona leis com ganho real para servidores municipais

Compartilhe essa reportagem:

No dia 30 de janeiro os servidores reuniram-se em assembleia e definiram a pauta salarial (Foto: Warley Xaneis/Sintram)

O prefeito de Carmo do Cajuru, Vinicius Camargos (PP), atendeu a principal reivindicação dos servidores municipais da cidade aprovada em assembleia da categoria realizada no dia 30 de janeiro. Os servidores pleiteavam uma reposição de 7,52%, correspondente ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 2024, conforme levantamento feito pela Fundação Ipead. A proposta inicial do prefeito era uma revisão imediata de 4,7%, com promessa de conceder ganho real ao longo do ano.

Depois de várias negociações com o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), o prefeito se comprometeu a atender às reivindicações dos servidores, inclusive melhorando a proposta em relação ao índice aprovado pela assembleia da classe.

LEI SANCIONADA

Após os entendimentos com o Sintram, o prefeito enviou projeto de Lei à Câmara que foi prontamente aprovado pelos vereadores. Já está em vigor a Lei 3.087/2025, que concede 8% de recomposição nos salários. O índice atende aos servidores e ainda garante ganho real. A lei é retroativa a 1º de janeiro, o que assegura aos servidores receber a diferença do primeiro mês do ano. Além dos servidores ativos, aposentados, pensionistas e contratados, a lei alcança, ainda, os salários do prefeito, vice-prefeito e ocupantes de cargos do primeiro escalão com status de secretário.

O prefeito concedeu, ainda, a recomposição de 8% aos salários dos professores. O índice ficou acima da revisão concedida pelo governo federal aos salários do magistério, que foi de 6,27%. Com isso, os professores de Carmo do Cajuru obtiveram 3,23% de ganho real.

No caso dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate à Endemias, Vinicius Camargos sancionou uma recomposição salarial de 7,50%. Esse índice já está em vigor, porém a lei define que, em caso de um ajuste acima desse índice para o piso nacional, o Executivo deverá enviar à Câmara novo projeto de Lei para assegurar aos agentes a revisão de acordo com o índice do governo federal.

O presidente do Sintram, Marco Aurélio Gomes, afirma que em se tratando de questões salariais, a Prefeitura de Carmo do Cajuru agiu para valorizar os servidores. “Nesse primeiro ano do novo prefeito, observamos que houve boa vontade e o prefeito Vinicius de fato se interessou em atender a reivindicação dos servidores, numa demonstração inequívoca de valorização da categoria. Ainda há questões em discussões, mas a garantia de valorização dos salários é um avanço muito significativo”, destacou.

Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação


Compartilhe essa reportagem: