Prefeito de Carmo do Cajuru atende pedido do Sintram e garante reposição salarial com ganho real aos servidores municipais

Compartilhe essa reportagem:

Chefe do Executivo cumpre termo de compromisso assinado com o Sindicato e amplia licença maternidade

O presidente do Sintram, Marco Aurélio Gomes, e o prefeito Vinicius Camargos (Foto: Pedro Gianelli/Sintram)

O prefeito de Carmo do Cajuru, Vinicius Camargos (PP), oficializou a revisão salarial dos servidores municipais da cidade e vai conceder ganho real à categoria. A decisão do prefeito acontece após assembleia da classe realizada no dia 30 de janeiro, quando foi aprovada uma reivindicação de 7,52%, índice da inflação acumulado com 2024, conforme levantamento da Fundação Ipead. Antes, o prefeito já havia anunciado uma recomposição de apenas 4,77%, correspondente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medido pelo IBGE.  O prefeito havia se comprometido a conceder ganho real aos servidores, porém não se sabia quando a medida seria implementada pelo Executivo.

A situação causou mau estar entre os servidores e o  Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) entrou em ação. O prefeito entendeu que a valorização dos servidores deveria realmente começar por uma recomposição salarial justa e na semana passada enviou à Câmara o Projeto de Lei 06/2025, autorizando uma revisão salarial de 8%, o que representa 3,23% acima da inflação oficial medida pelo IBGE. O índice será aplicado aos salários dos servidores efetivos, comissionados e contratados temporariamente, além de aposentados e pensionistas com direito à paridade.

“É imperativo destacar que a revisão proposta visa assegurar a justa valorização dos servidores, sem comprometer a responsabilidade fiscal, sendo o percentual sugerido fundamentado em índice inflacionário”, esclareceu Vinicius Camargos.

LICENÇA MATERNIDADE

O prefeito Vinicius Camargo mostra o termo de compromisso assinado no ano passado
(Foto: Pedro Gianelli/Sintram)

Além de conceder a revisão salarial acima da inflação, o prefeito Vinicius Camargos também começou a cumprir o termo de compromisso assinado com o Sintram. No dia 20 de setembro do ano passado, ainda na condição de candidato, Vinicius Camargo recebeu o presidente do sindicato, Marco Aurélio Gomes, e assinou o Termo de Compromisso contendo as principais reivindicações dos servidores. Uma das reivindicações é a ampliação da licença maternidade.

Veja a íntegra do termo de compromisso

Já está na Câmara Municipal o Projeto de Lei 05/2025, que amplia a licença maternidade para mães e licença paternidade para os pais. Para as mães, a licença maternidade aumenta de quatro para seis meses, enquanto para os pais, a licença paternidade aumenta de cinco para 20 dias consecutivos.

O presidente do Sintram, Marco Aurélio Gomes, comemora essas conquistas. “É uma grande vitória que estamos conseguindo para os servidores municipais de Carmo do Cajuru. O ganho real no salário é a única forma de preservar o poder de compra dos salários. Já o aumento da licença maternidade é uma questão de saúde para mães, pais e filhos e o prefeito cumpre sua palavra, faz valer sua assinatura que foi dada no termo de compromisso. Esperamos continuar essa boa relação com o prefeito Vinicius e com certeza os servidores trabalham hoje mais confiantes. O sindicato quer ser parceiro da administração, desde que os direitos dos servidores sejam respeitados sob todos os aspectos, disso não abrimos mão”, declarou o presidente do Sintram.

Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação


Compartilhe essa reportagem: