Três dias após a assembleia dos servidores municipais que definiu a pauta da campanha salarial desse ano, o prefeito de Carmo do Cajuru, Vinicius Camargos (PP), voltou a usar as redes sociais para anunciar que concederá uma recomposição nos salários dos servidores na ordem de 8%, sendo 4,77% correspondente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 2024, mais 3,23% de ganho real. Na assembleia realizada na quinta-feira (30) os servidores definiram a pauta com pedido de revisão de 7,52% e o mesmo índice para o vale alimentação.
No dia 23 de janeiro, através de rede social, Vinicius Camargos anunciou que concederia revisão aos servidores de 4,77%. Anunciou também que haveria ganhou real, mas omitiu o índice. No dia 29, entraram na Câmara Municipal três projetos de autoria do prefeito sobre revisões salariais. Dois projetos tratam da revisão para servidores cujos vencimentos estão atrelados a leis federais (agentes e saúde e professores). Em outro projeto, o prefeito concede revisão salarial de 4,77% para os servidores efetivos, contratados, aposentados, pensionistas e comissionados, sem garantir o ganhou real que ele havia anunciado no dia 23. Esse projeto ainda está tramitando na Câmara.
Após a assembleia dos servidores, não se sabe sob orientação de quem, o prefeito classificou como fake news reportagem publicada pelo Portal do Sintram que tratou da situação da campanha salarial. A reportagem relatou o resultado da assembleia e informou sobre os projetos do prefeito que estão tramitando na Câmara. Mal assessorado, o prefeito meteu os pés pelas mãos ao classificar a reportagem como mentirosa. “A gente não quer atrito com o prefeito e tudo se encaminhava bem para uma discussão tranquila, já que o próprio prefeito já havia anunciado que daria o ganho real. Nossa intenção era apresentar ao prefeito o pedido da assembleia e entender porque na Câmara tramitava um projeto apenas com a revisão da inflação. O prefeito precisa melhorar sua assessoria para evitar esse tipo de leviandade”, declarou o presidente do Sintram, Marco Aurélio Gomes.
No novo vídeo, postado em rede social na noite desse domingo, o prefeito disse que dará 8% de recomposição, mais 4,77% de revisão no vale alimentação. “Se o prefeito, de fato, vai dar 8%, é preciso então que haja um projeto de lei na Câmara, já que atualmente tramita uma proposta de apenas 4,7%. O prefeito sabe que os 8% atende às reivindicações dos servidores. Acreditamos na palavra do prefeito e reconhecemos que é um esforço do Executivo para atingir a esse índice”, concluiu Marco Aurélio Gomes.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação