Prefeito de Carmo do Cajuru afirma que já determinou providências para abertura de concurso público

Compartilhe essa reportagem:

O secretário geral do Sintram, Demetrio Bento, através de vídeo publicado em rede social, cobrou da administração municipal de Carmo do Cajuru a realização de concurso público.  O líder sindical ressaltou que a cidade tem hoje 430 servidores contratados e aproximadamente 330 servidores concursados e essa situação  compromete a sustentabilidade financeira do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais, PrevCarmo, que arca com as aposentadorias e pensões do funcionalismo municipal. Em resposta ao vídeo, o prefeito Edson Vilela, afirmou que já determinou a abertura de concurso público e de acordo com levantamento foram apontados 121 cargos vagos na administração municipal.

No vídeo, o secretário Demetrio Bento, que representa o Sintram na cidade, destacou a preocupação com a sustentabilidade financeira do instituto e pediu providências. “Em relação ao trato do prefeito com a cidade não tem o que questionar. Vocês podem ver que está bem cuidada a cidade,  só que eu estou aqui para chamar a atenção para a seguinte situação: Os servidores de Carmo do Cajuru ao se aposentar, eles  têm o  Instituto próprio, que é o Prevcarmo , que todos os servidores concursados contribuem  para ter  a garantia de uma aposentadoria saudável e sustentável no futuro. Só que em Carmo do Cajuru vem acontecendo  uma situação séria de contratos precários de serviços.  A Prefeitura tem hoje no quadro de servidores 430 contratados  e 330 aproximadamente servidores de carreira, esse desequilíbrio coloca em risco sério o Instituto  de Previdência dos servidores, deixando em dúvida a sustentabilidade  das aposentadorias no futuro”, declarou Demetrio.

Secretário geral do Sintram, Demetrio Bento, ressaltou a importância do concurso público para garantir futuro do Prevcarmo.

O secretário alertou ainda que a Lei Federal sancionada recentemente pelo Governo de Jair Bolsonaro não impede a realização de concursos para cargos vagos na administração. “Estou aqui para chamar atenção do Prefeito de Carmo do Cajuru, que a Lei Federal 173, ela veda a realização de concursos para criar novos cargos, agora para recompor  cargos vagos, que são esses 430, ela não proíbe. Então estou aqui para chamar atenção do prefeito Edson Vilela para que realize um concurso, o quanto antes,  para recompor essa massa de servidores concursados  para dar uma vida útil sustentável para o Prevcarmo, que possa garantir a previdência e a aposentadoria dos servidores de Carmo do Cajuru. Isso é muito sério”, destacou.

O líder sindical frisou ainda que não está questionando a situação política da cidade, mas que a denúncia é para defender os interesses dos servidores, relativo a sustentabilidade financeira da Prevcarmo. “Estou aqui para  defender a situação que hoje o Instituto de Previdência  dos servidores vem passando, que ela é muito séria e somente um concurso público pode resolver  esse problema. (…) Espero que nos próximos dias ou nos próximos dois, três meses a Prefeitura possa tomar uma providência  e dar encaminhamento a realização do concurso”, finalizou.

Prefeitura

De acordo com secretário Demetrio Bento, o prefeito Edson Vilela, em resposta em rede social, garantiu que já determinou que sejam tomadas providências para abertura de concurso público na cidade.  “Já havia solicitado à Secretaria de Administração que me apresentasse o levantamento dos cargos em vacância no município. Durante nosso mandato, mais especificamente nesse ano, ficaram vagos 121 cargos, sendo  3 por óbito e os demais por pedido de exoneração mas, a maioria por aposentadoria, relativo ao 1º concurso público da Prefeitura de Carmo do Cajuru. Os concursos públicos estão suspensos por Lei complementar nº 173/2020  do Governo Federal, EXCETO para preenchimento de cargos em vacância. COMUNICO que já determinei aos órgãos competentes da Prefeitura que providencie a abertura de CONCURSO PÚBLICO para ocupação dos cargos em questão. Sempre prezei pelos nossos servidores e terei a felicidade de nomear tantos outros como o fiz no passado. Aguardem informações”, garantiu o prefeito na postagem.

 Posicionamento

O secretário Demetrio Bento destacou que afirmação do prefeito é recebida com satisfação pelo sindicato e pelo funcionalismo, que tanto aguarda o certame. “Aguardamos em breve que as informações sejam repassadas, pois como destacamos é fundamental garantir a sustentabilidade financeira do Prevcarmo, corrigindo esse atual desequilíbrio no número de contratados e concursados. Recebemos com satisfação esse compromisso do prefeito e continuaremos cobrando e acompanhando os desdobramentos, para que o mais breve possível o concurso se torne realidade”,  disse o secretário.


Compartilhe essa reportagem: