
O prefeito de Bom Despacho, Fernando Andrade (PSD), acaba de criar mais 41 cargos comissionados na estrutura administrativa da Prefeitura da cidade. No último dia 3 ele sancionou a Lei Complementar 83/2025, que alterou a organização administrativa. A Lei criou uma gerência e uma coordenadoria no Gabinete do Prefeito e acabou com a sub-procuradoria. Já no chamado Núcleo de Gestão Estratégica foram criados três cargos de assessor especial, com salário de R$ 5.644,69. No mesmo núcleo, foram criados mais 39 novos cargos de coordenadores em vários níveis. Veja:

Com os novos cargos criados, o Núcleo de Gestão Estratégica passa a ter 66 coordenadores. Na conta do prefeito, foram criados apenas 14 novos cargos, já que os demais estavam previstos em um Decreto de 2014, mas que permaneciam desocupados.
Na justificativa para a criação dos novos cargos, o prefeito declarou que a medida foi necessária para atender a ampliação de vários serviços. “A estrutura administrativa do município se encontra defasada em face das necessidades atuais decorrentes da ampliação dos serviços assistenciais criados e colocados á disposição da população”, afirmou Fernando Andrade. Ele cita a criação de novas unidades de prestação de serviços e arboviroses que, segundo o prefeito, “implicaram no aumento de pessoal, inclusive de coordenadores”.
Ainda segundo o Prefeito, o município foi condenado em uma Ação Civil Pública a adequar as equipes de seis unidades de prestação de serviços no prazo de 120 dias. Afirmou que o descumprimento da decisão judicial acarretaria em multa diária ao município de R$ 500,00.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação