Pré-Carnaval suspende expediente no Centro Administrativo em Divinópolis e servidores trabalharão em home office

Compartilhe essa reportagem:

Evento se tornou a única programação oficial carnavalesca da cidade após o fim dos desfiles das escolas de samba

Prefeitura espera 60 mil foliões no Pré-Carnaval do Divino que acontece em frente ao Centro Administrativo (Foto: Reprodução)

Divinópolis está se preparando para o Pré-Carnaval do Divino, marcado para o próximo dia 22. Esse ano o evento ocorrerá na Avenida Paraná, em frente ao Centro Administrativo. O Pré-Carnaval do Divino é a única programação oficial para comemorar a festa carnavalesca em Divinópolis. Nos dias dedicados ao carnaval – esse ano 1º, 2, 3 e 4 de março – a cidade fica praticamente vazia e os eventos ficam somente para clubes fechados.

O fim do carnaval de rua em Divinópolis ocorreu em 2001, quando aconteceu o último desfile das escolas de samba na cidade. A festa carnavalesca começou a ganhar notoriedade em 1912, ano da emancipação política do município. O então vice-presidente da Câmara, Adolpho Machado, foi o fundador do Bloco Primavera, que descia pelas ruas de terra da cidade. A partir dos anos 1920 surgiram novos blocos, como o XPTO, Bloco do Guarani e o Bloco Catalão.

A partir da década de 1940, o carnaval da cidade ganhou figuras como Nelson Pelegrino, o primeiro Rei Momo da cidade, e principalmente Seu Nonô, o Antônio Venâncio Rosa. Seu Nonô se tornou a principal liderança para que o carnaval de rua em Divinópolis voltasse à cena. Organizava e custeava por conta própria toda ornamentação do carnaval composto de carros alegóricos, que saíam em desfile juntamente com o povo pelas ruas da cidade, ganhando, ano a ano, mais investimento e pompa até se tornar uma autêntica escola de samba.  

A partir da década de 1970, em plena ditadura militar, surgiram várias escolas de samba, entre elas a Unidos do Porto, Caprichosos de São Vicente e Acadêmicos de Santa Cruz. Os desfiles na Avenida 1º de Junho eram recheados de alegria, porém já no final dos anos 1990, o carnaval perdeu fôlego e, em 2001, aconteceu o último desfile.

A VOLTA DO CARNAVAL DE RUA

Não há uma data precisa, mas a volta do carnaval de rua na cidade ocorreu a partir de desfiles de blocos de arrastão pelas ruas no primeiro final de semana que antecede o carnaval oficial. Hoje, o Pré-carnaval do Divino, com apoio do poder público, voltou a ser atrativo, embora não seja o mais procurado da região. Esse ano o evento ocorrerá na Avenida Paraná, no quarteirão entre as ruas Guapé e Gustavo de Melo Alvim, com a participação dos blocos Haja Amor, Bloco do Samba, Bloco dos Caveiras, Bateria Oficial e Bloco Barteria. Cada agremiação recebeu uma verba da Prefeitura de R$ 4 mil para investimentos na organização do desfile. A praça de alimentação terá 16 barracas e o mesmo número de ambulantes foi credenciado.

MUDANÇA NO EXPEDIENTE

A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplag) já oficializou a alteração no expediente do Centro Administrativo na sexta-feira, 21 de fevereiro, véspera do Pré-Carnaval do Divino. Através de Portaria publicada nesta quarta-feira (12), a Seplag definiu que no dia 21, o expediente no Centro Administrativo será de 7h às 13h. Os servidores, cuja jornada é de oito horas diárias, deverão completar as duas horas através de trabalho em home office. Segundo a Secretaria, no dia 21 a Avenida Paraná será fechada para montagem da estrutura do evento, “o que impactará na entrada e saída de veículos do Centro Administrativo, consequentemente impactando também no funcionamento do prédio”.

Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação


Compartilhe essa reportagem: