Portaria obriga participação de servidores da Secretaria Municipal de Educação no desfile de 1º de Junho

Compartilhe essa reportagem:

Divinópolis está na semana de comemorações dos 112 anos de emancipação político-administrativa do município. O ponto alto das comemorações acontece no sábado, quando acontece o desfile cívico na Avenida 1º de Junho. No dia dedicado ao aniversário da cidade, as comemorações começam com uma missa na Catedral as 7h, seguida de hasteamento de bandeiras e, as 9h, será aberto o desfile cívico na Avenida 1º de Junho.

Para o de file, o estacionamento de veículos será proibido a partir da meia-noite de sábado entre a Praça da Catedral e Rua Minas Gerais. A partir das 7h será proibida a circulação de veículos, inclusive tráfego para quem mora na 1º de Junho.

O desfile desse ano não foge da tradição dos anos anteriores. Entre outras atrações haverá a tradicional cavalgada, desfile de carros antigos, desfile das escolas da rede municipal e exibição da Esquadrilha da Fumaça. O que chama a atenção é a ausência da Polícia Militar. De acordo com a assessoria de comunicação do 23º Batalhão, a decisão “se deu em virtude da alta demanda de serviços de policiamento ostensivo neste dia em vários locais da cidade, como exemplos manter a ordem no próprio desfile, assim como a cavalgada pelas ruas da cidade e os shows no Parque de Exposições, tanto durante o dia, quanto a noite, entre outras ações”.

SEMED

Também chama a atenção a Portaria 22/2024, publicada na edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial dos Municípios pelo secretária Andréia Dimas, que “obriga a participação dos servidores lotados na sede administrativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed)” no desfile cívico de 1° de Junho. A Portaria estabelece que, posteriormente, os servidores terão folga de um dia.

Entre as muitas justificativas para a obrigatoriedade a secretária diz que “haverá representação de todas as unidades [escolares] no desfile” e que “esse é um momento de interação com a comunidade e oportunidade de apresentar um pouco do que é realizado no espaço escolar”.

De acordo com a Prefeitura, amanhã e sexta-feira não haverá expediente na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tanto nos setores administrativos, quanto nas unidades assistenciais (unidades de atenção primária, atenção especializada, apoio diagnóstico, dentre outros).

Informou, ainda, que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Serviço de Referência em Saúde Mental (Sersam) (em todas suas modalidades assistenciais), funcionarão em expediente normal.

Os Ambulatórios Especiais de atendimento aos pacientes com suspeita de dengue e síndromes respiratórias, instalados na Rua Nova Serrana, n° 140, no bairro Afonso Pena e na Policlínica, funcionarão no horário de 7h às 19h.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: