População de Divinópolis deve encolher com o censo 2022, segundo IBGE

Compartilhe essa reportagem:

População de Divinópolis poderá cair em relação a última estimativa populacional feita pelo IBGE (Foto: Jotha Lee/Sintram)

O escritório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE) de Divinópolis apresentou na tarde desta quarta-feira (11) na Câmara Municipal, os números oficiais do censo/2022. A previsão indica que a população de Divinópolis poderá encolher na comparação com a estimativa populacional divulgada  pelo Instituto em dezembro de 2021.

A informação foi dada com exclusividade ao Portal do  Sintram pelo chefe do escritório do IBGE na cidade e coordenador do censo na região, José Ferreira Rodrigues. Segundo ele, o censo, que é a contagem oficial da população, com visitas a todos os domicílios do país, é realizado a cada cinco anos. Explicou, ainda, que anualmente o IBGE faz uma estimativa da população. “Em 2015, o censo não foi realizado e o IBGE vem fazendo nesse período estimativa em cima de estimativa e a população de Divinópolis pode ter sido superestimada “, explicou José Ferreira diante de uma provável redução do número de habitantes com relação a estimativa de 2021, que indicou uma população de 242.505 pessoas para Divinópolis. No último censo realizado em 2010, a população oficial da cidade era de 213.016 moradores.

Segundo José Ferreira, em Divinópolis ainda não foi feita a contagem da população em 3.422 domicílios. “Isso porque muitos domicílios são encontrados fechados e em outros o próprio morador se nega a receber os recenseadores”, explicou. Segundo ele, os números parciais contabilizados até agora já contaram 223.024 moradores em Divinópolis, o que fica abaixo da expectativa.

“Até o dia 28 de maio, o IBGE ainda estará em processo de apuração de dados. Depois disso a contagem será encerrada, mesmo que ainda haja domicílios que não tenham recebido os recenseadores”, disse José Ferreira. Ele informou, ainda, que o resultado oficial do censo será divulgado no dia 28 de junho.

FALTA DE INVESTIMENTOS

A título de exemplo, José Ferreira citou São Sebastião do Oeste como uma das cidades que terá aumento populacional significativo em relação à estimativa de 2021. Pela estimativa de dezembro de 2021, São Sebastião do Oeste contabilizava uma população de 6.948 moradores. Ferreira disse que a população da cidade crescerá 24% em relação à estimativa, devendo chegar a 8.500 moradores pela contagem do censo 2022. E isso tem uma explicação. “A população de São Sebastião do Oeste é formada por maioria de imigrantes, que representam 60% dos moradores do município.  A cidade abriu muitas vagas de emprego nos últimos anos, houve bons investimentos e isso atraiu muita gente de fora”, explicou José Ferreira.

No caso de Divinópolis, faltou investimento. De acordo com José Ferreira, a maioria da população de Divinópolis também é formada por imigrantes, mas a falta de investimentos a partir de 2010, quando foi realizado o último censo, deixou de atrair novos moradores e muita gente se mudou da cidade. “De 2010 para cá não houve investimentos significativos para Divinópolis, o que contribuiu decisivamente na estatística populacional”, esclareceu o chefe do escritório do IBGE na cidade.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram

 

 


Compartilhe essa reportagem: