Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar, realizada na tarde do último domingo (4/7), resultou na prisão em flagrante de sete pessoas, e na apreensão de 39 motocicletas e um carro. A operação, intitulada Cavalo de Aço, foi desencadeada em Formiga com intuito de combater a direção perigosa e a perturbação do sossego. Esses delitos são cometidos por arruaceiros do trânsito, em sua maioria jovens bêbados que usam seus veículos para pegas no trânsito.
As investigações, iniciadas após denúncias de moradores, apontaram que motociclistas promoviam corridas clandestinas, empinavam motos, desrespeitavam a sinalização de trânsito e utilizavam escapamentos adulterados, causando barulho excessivo.
OPERAÇÃO
Os policiais abordaram diversos grupos de motociclistas em pontos estratégicos da cidade, flagrando irregularidades como direção perigosa, falta de habilitação, adulteração de veículos e participação em organização criminosa.
A primeira abordagem foi realizada às margens da Rodovia MG 050, onde havia um grande número de condutores, assim como vários espectadores das manobras realizadas por eles. Parte dos motociclistas tentou evadir pelos fundos do local, onde, segundo levantamentos, havia uma rota de fuga preparada para escapar das autoridades. Contudo, todos os acessos já estavam cercados e os suspeitos foram detidos.
Em um segundo momento, no bairro Jardim Califórnia, os policiais surpreenderam motociclistas, alguns inabilitados, e outros, realizando manobras proibidas. Várias motocicletas foram apreendidas, e seus condutores detidos.
BALANÇO
Trinta e cinco condutores foram encaminhados à delegacia. Destes, sete foram autuados em flagrante e encaminhados ao sistema prisional; os outros 28 assinaram Termos Circunstanciados de Ocorrência. Trinta e nove motocicletas e um carro foram apreendidos.
Os conduzidos responderão por processo judicial, além de arcarem com as multas de trânsito proporcionais às suas infrações durante a condução dos veículos.
A operação, conduzida pela Delegacia Regional de Polícia Civil em Formiga e pelo 63º Batalhão de Polícia Militar, contou com a participação de 49 policiais civis e militares.
Fonte: Polícia Civil