Polícia Civil entrega sede da nova delegacia de Claudio em ano de baixo índice de crimes violentos

Compartilhe essa reportagem:

O crime mais violento esse ano em Cláudio foi o estupro de uma menor

A delegada-geral Letícia Gamboge faz discurso durante entrega da nova delegacia de Polícia de Claudio (Fotos: Divulgação/Polícia Civil)

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugurou na sexta-feira (21), a nova sede da Delegacia de Polícia da cidade de Claudio. De acordo com a PC, o imóvel da nova sede, localizado na Avenida Clodomir de Barros, s/n, Bairro Angelina Barros, foi viabilizado em parceria com a Prefeitura.

A inauguração da nova sede da Polícia Civil acontece em ano de baixíssimo registro dos chamados crimes violentos. De acordo com estatística da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de janeiro a maio desse ano, houve apenas sete registros dos chamados crimes violentos na cidade, sendo dois estupros, três roubos consumados e duas tentativas de roubo. O crime mais violento esse ano registrado em Claudio ocorreu em janeiro, quando uma menor foi estuprada.

Com 30.159 habitantes, segundo o último censo do IBGE, Cláudio tem se destacado pelo baixo índice de criminalidade. No ano passado, de janeiro a dezembro, foram 26 registros de crimes violentos. Segundo a Secretaria de Segurança do Estado, em 2023, Cláudio registrou sete estupros, 16 roubos, um crime de extorsão e dois assassinatos.

A NOVA DELEGACIA

De acordo com a Polícia Civil, a nova sede da Delegacia da cidade oferece serviços de investigação criminal, registros de ocorrências, oitivas em cartório, confecção de documentos de trânsito, lavraturas de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), entre outras atividades de polícia judiciária.

A delegada-geral Letícia Gamboge, destacou que a inauguração da delegacia faz parte do projeto institucional de novas sedes. “É um motivo de grande satisfação e alegria, porque teremos um ambiente mais adequado para o trabalho do policial civil, mas, especialmente, para o recebimento dos mineiros residentes em Cláudio e toda a região”, afirmou.

A obra contou com um investimento total superior a R$ 1 milhão, proveniente de recursos da Prefeitura de Cláudio, devolução de valores pela Câmara Municipal, verbas provenientes de edital de penas pecuniárias do Poder Judiciário local e doações da iniciativa privada.

O delegado titular da unidade, Matheus Luiz de Faria, destaca a importância do envolvimento de várias instituições para a conclusão da obra. “É uma demanda muito antiga da nossa cidade. A delegacia foi construída com empenho, com união de esforços de todos os parceiros, e irá trazer inúmeros benefícios”, ressaltou.

ESTRUTURA

A delegacia conta com uma ampla recepção, três banheiros para o público, incluindo um adaptado para pessoas com deficiência, sala de atendimento de serviços de trânsito, sala de identificação, inspetoria, três cartórios, sala de reconhecimento, gabinete do delegado, uma cela, além de dois banheiros para os servidores e uma cozinha.

O espaço foi equipado com câmeras de monitoramento, pintura interna e externa, vidros blindex, sistemas de ar condicionado, mobiliário, entre outros equipamentos.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: