Poda de árvores em horário de pico causa engarrafamento, irritação e discussão entre motoristas no inicio da manhã

Compartilhe essa reportagem:

Settrans explica o que motivou o longo congestionamento no Centro

Poda de árvores no início da manhã faz transito parar e passageiros descem do onibus no meio da confusão (Fotos: Jotha Lee/Sintram)

A poda de árvores no início da manhã desta quarta-feira (11) causou confusão, irritação e congestionamentos no trânsito de Divinópolis. Pouco depois das 7h, uma equipe da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop) iniciou a poda de árvores na Avenida Getúlio Vargas, entre Goiás e Pernambuco, um dos trechos de maior tráfego no começo do dia. Para realizar o serviço, duas pistas da Avenida  Getúlio Vargas foram interditadas. Com apenas uma pista para escoar todo o tráfego da manhã, motoristas tiveram que ter paciência.

Os congestionamentos atingiram a cruzamentos nevrálgicos, como na Avenida 1º de Junho com Pernambuco, onde houve discussão entre motoristas, veículos avançando o sinal e motoristas sendo obrigados a parar em pontos completamente inadequados. Um ônibus de passageiro, que vinha de São Sebastião do Oeste e que deveria levar passageiros até o terminal rodoviário, teve que parar no meio da Getúlio Vargas e a maioria dos passageiros desceu entre o congestionamento.

A situação de calamidade durou boa parte da manhã. Com a pista interrompida, o representante comercial Wellington Chaves, 41 anos, começou a trabalhar dentro do carro, utilizando o telefone. “Tenho reunião de vendas as 8h e não conseguirei chegar até o trabalho. É impossível”, queixou-se ele.

Outros consideraram que houve falta de planejamento e até bom senso. “Eu entendo que isso é falta de planejamento e bom senso. Eu não vi aqui nenhum fiscal de trânsito, não vi nenhuma informação de que essa poda ia acontecer. Qualquer pessoa sabe que interromper duas pistas na Getúlio Vargas nesse horário vai armar uma confusão danada no trânsito como a gente tá vendo agora”, desabafou Simone Castro Gomes, gerente de uma loja de confecções.

O QUE DIZ A SETTRANS

A  Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), disse que iniciou uma ação de poda de árvores no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas, entre as ruas Pernambuco e Goiás, com o objetivo de melhorar a visibilidade do semáforo e proporcionar maior segurança no trecho. Disse ainda que será realizada uma renovação da sinalização do cruzamento.

A Settrans explicou que o trabalho teve que ser interrompido devido a uma pane mecânica com outro veículo que passava pelo local, o que causou um congestionamento temporário no trânsito. A interrupção foi necessária para liberar a passagem dos veículos e, por isso, a conclusão dos serviços será realizada amanhã, dia 12.

De acordo com a Settrans, a ação de poda visa retirar o excesso de galhos que estavam obstruindo a visualização do semáforo, dificultando a orientação dos motoristas. A expectativa é que, com a poda concluída, a sinalização seja mais visível, aumentando a segurança para motoristas e pedestrese.

Além disso, a Settrans informa que será realizada uma intervenção no trânsito para melhorar a sinalização já presente e reduzir os riscos de acidentes. As melhorias incluem alargamento do passeio, para aumentar a visibilidade; reposição do semáforo, que será projetado mais internamente à via; renovação da pintura de sinalização e inclusão de canalizações para reforçar a segurança.

A Secretaria disse ainda que essas medidas fazem parte do planejamento para melhorar as condições de tráfego e garantir maior segurança para motoristas e pedestres que transitam pelo local.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem: