A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds) está realizando um levantamento que tem como objetivo identificar famílias carentes que precisam de ajudam para obter acesso aos programas sociais federais administrados pelo município. Entre os muitos programas sociais oferecidos pelo governo Lula estão auxílio gás, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre muitos outros. Os recursos são do governo federal e, em Divinópolis, a administração desses programas fica sob responsabilidade da Semds.
O levantamento, realizado pela Semds, foi denominado de busca ativa e ocorre no Bairro Alto São Vicente. Segundo a Secretaria, um agente social está realizando visitas domiciliares com o objetivo de identificar as famílias que mais necessitam de inclusão ou atualização cadastral.
Ainda de acordo com a Secretaria, a principal meta do projeto é facilitar o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade social aos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios oferecidos pelo governo federal e administrados pelo município.
Durante a visita, o agente social aplica um pequeno questionário ao responsável familiar, o que contribui para agilidade e eficiência nas ações junto às famílias. De acordo com a Semds, para mais informações, os moradores podem entrar em contato diretamente com o CRAS Noroeste, que é parceiro dessa iniciativa.
Com informações da Diretoria de Comunicação