A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que está sendo realizado o atendimento de pacientes com sequelas respiratórias, motoras ou emocionais causadas pelo coronavírus. O atendimento está sendo executado de forma gratuita no Centro de Reabilitação Regional (Crer), localizado na Policlínica na Avenida Getúlio Vargas nº 550, Centro.
O objetivo do projeto da Semusa é oferecer aos cidadãos apoio, através de um ambiente seguro. Foram investidos R$ 68,5 mil do Fundo Municipal da Saúde para adquirir três esteiras, três bicicletas, duas cadeiras flexoras, quatro cicloergômetros, três bolas bosu, quatro camas elásticas e quatro nebulizadores. Além disso, foi criada uma equipe de especialistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos e psicólogos para tornar o atendimento ainda mais eficaz.
Estão sendo tratadas na unidade, implicações motoras, respiratórias e emocionais, como fadiga crônica, perda de massa muscular ou atrofia muscular devido à internação hospitalar, sequelas na voz, dificuldade de respiração, depressão e ansiedade. Para participar do projeto o paciente deve ir até uma unidade de saúde de onde serão encaminhados ao Centro de Reabilitação para Covid-19.
Segundo a diretora de Atenção Secundária, Cintia Soares, esta ação tem sido extremamente necessária para o município. “No Centro de Reabilitação vamos minimizar os impactos da Covid-19. Trabalhando a questão da recuperação de várias situações que a doença causa ao paciente. Muitas vezes os pacientes não retornam à vida normal após a alta hospitalar e o Centro de Reabilitação é de extrema importância para ajudá-lo”, afirmou.
Fonte: Diretoria de Comunicação