Operação da Polícia Federal contra desvio de benefícios do INSS prende advogado em Divinópolis e fecha agência do INSS na cidade

Compartilhe essa reportagem:

Agência do INSS em Divinópolis permanece fechada após Operação da Polícia Federal (Foto: Jotha Lee/Sintram)

Um dia após a Operação Sem Desconto, deflagrada nesta quarta-feira (23) pela Polícia Federal e pela Controladoria  Geral da União (CGU), a agência do INSS em Divinópolis, localizada na Avenida Getúlio Vargas, amanheceu fechada. A operação faz parte do combate de um esquema de descontos criminosos em aposentadoria e benefícios de aposentados e pensionistas.

De acordo com a PF, investigadores já reuniram indícios que sugerem a existência de “um esquema nacional de descontos de mensalidade associativa não autorizados em aposentadorias e pensões”.  O cálculo é que as entidades investigadas tenham descontado de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

A mensalidade associativa é uma contribuição que aposentados, pensionistas ou pessoas de uma determinada categoria profissional pagam, periodicamente, para fazer parte de uma associação, sindicato ou entidade de classe sem fins lucrativos que represente os interesses de seus membros do Regime Geral da Previdência Social (RGPS).

Um dos resultados da operação, além da apreensão de documentos, foi o afastamento do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, por determinação da Justiça Federal.

DIVINÓPOLIS

Em Divinópolis, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na residência de um advogado e na sede do INSS. O nome do advogado não foi divulgado, porém a PF apreendeu diversos bens em sua residência, incluindo uma caminhonete e equipamentos eletrônicos.

Hoje a agência do INSS amanheceu fechada na cidade. O atendimento está suspenso e não há nenhum aviso sobre os motivos para a suspensão das atividades. A reportagem do Portal do Sintram esteve na sede da agência, mas não havia ninguém para dar informações sobre a suspensão do atendimento ao público. A reportagem apurou que também não há expediente interno.

Veja outras informações

Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação


Compartilhe essa reportagem: