O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e da Região Centro-Oeste de Minas Gerais designado pela sigla “SINTRAM” foi transformado em entidade de primeiro grau no sistema sindical da categoria em 07 de novembro de 1988.
O Sintram é uma instituição sem fins lucrativos e representa a categoria profissional dos servidores públicos municipais dos Poderes Executivo e Legislativo, ocupantes de cargos, empregos e funções públicas, ativos e inativos da Administração Pública, Direta e Indireta, órgãos, autarquias, empresas públicas, no âmbito dos respectivos municípios integrantes da sua base territorial.
Com um longo histórico de lutas pela causa trabalhista e social no âmbito do funcionalismo público municipal, o Sintram é hoje um dos maiores sindicatos de Minas Gerais, contando com departamentos específicos – Comunicação, Jurídico, Convênios e Financeiro – para melhor atender o trabalhador municipal.
O Sintram cumpre com êxito a finalidade de representar, de forma ética, democrática e solidária, os interesses dos servidores municipais e, ao mesmo tempo, lutar por uma sociedade justa e com oportunidades iguais para os cidadãos.
O sindicato é constituído por seus filiados, os quais têm direitos e deveres perante à entidade. As decisões, problemas ou temas importantes pertinentes ao funcionalismo municipal são discutidos em assembleia e é partir da deliberação da própria categoria, que a diretoria do Sintram executa as ações, trazendo avanços e benefícios para a classe.
Assim é fundamental que o servidor relate problemas e se informe sobre questões do seu interesse e da classe, além de contribuir com críticas, elogios e sugestões para o aprimoramento e fortalecimento da representação sindical.
Essa participação não deve se limitar ao momento do voto em assembleia ou de mobilização na luta por direitos, ela deve ser permanente no dia a dia do sindicato, acompanhado e auxiliando as ações da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.
O Sintram tem como base de atuação a defesa dos servidores públicos municipais de 36 cidades no Centro-Oeste de Minas Gerais, sendo elas:
- – Araújos;
- – Bambuí;
- – Bom Despacho;
- – Camacho;
- – Candeias;
- – Carmo da Mata;
- – Carmo do Cajuru;
- – Cláudio;
- – Conceição do Pará;
- – Córrego Danta;
- – Divinópolis;
- – Doresópolis;
- – Igarapé;
- – Igaratinga;
- – Iguatama;
- – Itapecerica;
- – Itatiaiuçu;
- – Japaraíba;
- – Lagoa da Prata;
- – Leandro Ferreira;
- – Luz;
- – Moema;
- – Onça do Pitangui;
- – Pains;
- – Pedra do Indaiá;
- – Perdigão;
- – Pequi;
- – Piumhi;
- – Santo Antônio do Monte;
- – São Francisco de Paula;
- – São Gonçalo do Pará;
- – São José da Varginha;
- – São Sebastião do Oeste;
- – Tapiraí.